OS zimbabweanos voltaram ontem a lotar o Estádio Rufaro, no segundo dia de velório de Robert Mugabe. Hoje tem lugar o funeral de Estado no Estádio Nacional em Harare. Não há ainda data do sepultamento, mas está confirmado que os restos mortais do ex-Presidente repousarão no monumento dedicado aos “heróis da nação” na capital do país.

Onze chefes de Estado e outros oito antigos deverão participar do funeral de Estado de Robert Mugabe, falecido a 6 de Setembro em Singapura, onde estava há vários meses  hospitalizado.

Em comunicado datado de quinta-feira, o vice-secretário-chefe do Gabinete do Presidente e encarregado das comunicações presidenciais, George Charamba, confirmou a lista de chefes de Estado e outros dignitários que participarão da cerimónia.

Segundo o documento, estarão hoje no Estádio Nacional os presidentes Filipe Nyusi (Moçambique), Cyril Ramaphosa (África do Sul), João Lourenço (Angola), Edgar Lungu (Zâmbia), Peter Mutharika (Malawi), Hage Geingob (Namíbia), Felix Tshisekedi (RDCongo), Uhuru Kenyatta (Quénia), Teodoro Obiang Nguema (Guiné-Equatorial), Nana Akufo-Addo (Gana) e Brahim Ghali (República Árabe Saaraui Democrática).

Os oito antigos presidentes que confirmaram a presença na cerimónia de hoje são, além do moçambicano Joaquim Chissano, os zambianos Kenneth Kaunda e Rupiah Banda, os sul-africanos Thabo Mbeki e Jacob Zuma, os namibianos Sam Nujoma e  Hifikepunye Pohamba e o motswana Festus Mogae.

Também são esperados vários outros dignitários de países fora de continente e representantes de organizações multilaterais.

A urna, contendo os restos mortais do ex-Presidente, foi velada ontem pelo segundo dia consecutivo por milhares de zimbabweanos no Estádio Rufaro, local com um simbolismo especial para a história do país. Foi nesse estádio, localizado no Bairro de Mbare, arredores de Harare, que Robert Mugabe proclamou a independência do Zimbabwe em 1980.

Contrastando com os tumultos registados na véspera, ontem reinou a ordem.

Entretanto, depois de uma disputa entre a família e o governo, ficou decidido que o ex-Presidente será sepultado no National Heroes Acre em Harare.

Na quinta-feira, a família do antigo Chefe de Estado tinha dito que Mugabe seria enterrado no início da próxima semana na sua terra natal, Zvimba, e não no monumento dedicado “aos heróis da nação”, alegando que foi essa a vontade manifestada pelo ex-Presidente.

O sobrinho e porta-voz da família, Leo Mugabe, disse ontem que o sepultamento no National Heroes Acre é decisão dos chefes tradicionais da terra natal de Mugabe.

Segundo Leo, estava ainda por definir a data do enterro e se serão privado ou público.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *