Fundação SOICO lança iniciativa que visa dinamizar agronegócio

Foi lançado esta sexta-feira, no distrito de Chókwè, em Gaza, o projecto MOZGROW que pretende juntar todos os intervenientes na cadeia do agronegócios em Moçambique para dinamizar a produção nacional. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Soico (FUNDASO), tendo como parceiros a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), os bancos BCI e BNI e a Cooperação Austríaca.

O MOZGROW pretende juntar na mesma plataforma os mais importantes intervenientes do sector agroalimentar para impulsionar maior competitividade do sector e para promover o investimento e desenvolvimento sustentável de Moçambique, tal como explicou o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Soico.

“Este é um projecto que vai mostrar o processo de produção agrícola da terra até ao produto chegar à mesa e que visa promover o agronegócio na sua cadeia de valor completa”, disse Daniel David, PCA da FUNDASO.

O administrador do distrito de Chókwè, Artur Macamo, fez parte da cerimónia de lançamento desta nova iniciativa e mostrou-se feliz, não só por acolher um evento importante, mas também porque viu uma oportunidade para falar em nome dos agricultores, apresentar as suas dificuldades, acima de tudo, relacionadas com a falta de financiamento e o acesso ao mercado.

Já o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, diz que a CTA abraçou esta iniciativa porque enquadra-se no seu plano estratégico, que preconiza a dinamização o agronegócio, na sua cadeia, para reduzir a perda de divisas com as importações de produtos e serviços.

A 1ª edição do MOZGROW contará com dois dias de exposição dedicados a explorar as potencialidades do país no sector agroalimentar fornecendo, no mesmo espaço, informação relevante para investidores privados nacionais e internacionais e decisores públicos.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *