O polémico exame de Ciências Sociais da 7ª classe, que esteve em circulação nas redes sociais, será repetido, na próxima terça-feira, por conta das falhas que ocorreram durante a sua impressão.

 

Segundo o Porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Feliciano Mahalambe, que falava à imprensa nesta quinta-feira, a província de Nampula e cidade de Maputo imprimiram um exame incorrecto de Ciências Sociais para a 7ª classe, primeira época, sendo que o exame administrado era da 6ª classe e não da 7ª.

 

“Neste momento, estamos a nos preparar para darmos de novo exame correcto nas duas zonas onde isso aconteceu e estão a decorrer investigações para se apurar o que terá acontecido para que fosse impresso um exame incorrecto, o que vai culminar com a devida responsabilização”, garantiu Mahalambe.

 

Mahalambe frisou ainda que os exames do ensino primário são impressos nas próprias províncias, diferentemente do que acontece com o exame do ensino secundário. “Apesar de ser feito por nós, a impressão é local, razão pela qual houve este distúrbio dos alunos da 7ª classe realizarem exame da 6ª classe”.

 

O porta-voz do MINEDH disse ainda que o exame em causa envolveu um pouco mais de 135 mil alunos nos dois pontos do país.

 

Por outro lado, Mahalambe garante que os exames da 6ª e 7ª classes que envolveram cerca de um milhão e trezentos mil alunos, sendo 746 mil da 6ªclasse e 602 mil da 7ª classe, decorreram sem nenhum sobressalto e que, apesar da suposta greve, todos os professores do ensino primário estiveram a controlar os exames e em cada sala estiveram lá dois professores e apenas 4% dos alunos é que faltaram em todo o país.

 

“Neste momento, todas as condições estão criadas para garantir que os exames da 10ª e 12ª, que arrancam no próximo dia 28 de Novembro até 03 de Dezembro, ocorram de forma ordeira, visto que estes já foram distribuídos e só aguardam a data da realização”. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *