O livro Nampula: antologia de his-es-tórias de uma cidade vibrante será apresentado esta quinta-feira, na Biblioteca da Universidade Pedagógica de Maputo (Museu). A cerimónia de apresentação iniciará às 17 horas.

Ao longo de mais ou menos um ano, a Ethale Publishing concentrou-se na edição de Nampula: antologia de his-es-tórias de uma cidade vibrante. Coordenado por Jessemusse Cacinda, o livro reúne textos de 12 autores. Entre eles, Baptista Américo, Arsénia Ressique Amade, Hermínia Francisco, Belchior Domingos Eduardo e Celso Augusto Folege.

Em geral, a antologia da Ethale Publishing traz um conjunto de historias inspiradas e/ou sobre eventos que ficcionam o espaço urbano da maior cidade do Norte do país. Referindo-se ao que motivou a edição da obra literária, Jessemusse Cacinda lembrou que tem sido comum, na literatura, a referência às cidades. E dá exemplos de autores que escreveram sobre cidades: Gabriel García Márquez, Almeida Garrett, Peter Kimani, Mukoma Wa Ngugi ou Nelson Saúte.

Para o coordenador da antologia, que também assina um texto no livro, Nampula: antologia de his-es-tórias de uma cidade vibrante traduz uma reafirmação do conceito clássico de cidade que se refere a pessoas, partindo do princípio que são as pessoas que fazem as cidades enquanto pontos de entrada e de saída. Logo, “escrever uma antologia sobre a cidade é uma forma de celebrar a diversidade de olhares. Por isso, pensei que podia juntar autores que têm algo em comum (conheceram-se na cidade de Nampula e lá iniciaram a sua actividade literária) para escrevermos um livro”.

Nampula: antologia de his-es-tórias de uma cidade vibrante pretende demonstrar que uma urbe é um espaço onde pessoas diferentes encontram-se, partilham suas experiências e aprendem umas com as outras. “É uma história dos que estão na cidade, mas também dos que chegam à cidade, dos que lá estiveram, como dos que um dia vão chegar”, reforçou Cacinda.

A antologia editada pela Ethale Publishing é constituída por 122 páginas e será lançada esta quinta-feira, a partir das 17 horas, na Biblioteca da Universidade Pedagógica de Maputo. Judite Chipenembe é uma das pessoas convidadas a apresentar o livro.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *