O PARTIDO Frelimo recebeu ontem um donativo constituído por 500 motorizadas de três rodas, da empresa chinesa África Gruat Wall Minning Group, em apoio ao XI Congresso a ter lugar de 26 de Setembro a 1 de Outubro, na cidade da Matola.

A oferta enquadra-se no entendimento firmado, em 2016, entre a Frelimo e esta empresa que opera na área das areias pesadas na Zambézia. Os meios servirão para reforçar a capacidade de transporte de pequena carga, não só do partido, como também a nível das comunidades rurais.

O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, que recebeu os meios em nome do partido, disse que a oferta é o culminar de um processo que iniciou ano passado quando os gestores da empresa chinesa manifestaram a vontade de ajudar as actividades partidárias. Segundo afirmou, trata-se de meios multiuso que podem servir tanto para o transporte, como instrumentos de produção.

“São meios que se adequam às nossas necessidades. Eles (os gestores da empresa) prometeram que tudo fariam para que (a oferta) acontecesse antes do congresso e quero, mais uma vez, em nome do partido Frelimo e dos militantes, agradecer este gesto”, disse Filipe Nyusi.

Nyusi sublinhou que os meios fazem tanta falta, sobretudo nas zonas rurais, onde deverão beneficiar boa parte da população. O Presidente da Frelimo referiu-se a outros apoios que a empresa canalizou ao partido, no quadro dos preparativos do XI Congresso.

Garantiu que tudo será feito para que os meios recebidos sejam conservados e bem utilizados.

Recordou que na audiência concedida, ano passado, aos representantes da empresa foram partilhadas experiências e a possibilidade de viabilização de muitos projectos do partido, de forma a explorar as capacidades e inteligências que o tornem sustentável.

O presidente do Conselho de Administração da África Gruat Wall Minning Group, Wu Tao, disse, na circunstância, que a empresa pretende contribuir para o desenvolvimento do país e como meta tem apostado no fortalecimento dos recursos humanos.

Explicou que o grupo tem estado a apoiar a área de formação, tendo promovido a capacitação de estudantes moçambicanos na área de geologia e minas, na China, para além de outras intervenções na educação e saúde.

Wu Tao explicou que as motorizadas foram montadas com o envolvimento de jovens moçambicanos, num projecto que resulta de um intercâmbio entre China e Moçambique.

A cerimónia contou com a presença dos membros da Comissão Política, do Comité Central, das organizações sociais do partido e do embaixador da China, Chi Jia.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/71513-em-apoio-ao-xi-congresso-empresa-chinesa-oferece-500-motorizadas-a-frelimo.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *