“Eloise” é o nome baptizado à nova tempestade tropical que poderá atingir o nosso país nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o sistema que se formou na bacia do Oceano Índico, no passado dia 14 de Janeiro, tem estado a intensificar-se, tendo atingido o nível de “tempestade tropical moderada”.

 

No comunicado de imprensa partilhado este domingo, o INAM refere que a previsão é que a tempestade atinja o Canal de Moçambique entre os dias 20/21 de Janeiro (quarta/quinta-feira desta semana), podendo afectar a navegação marítima.

 

“As projecções actuais indicam que esta tempestade tem um forte potencial para atingir a costa moçambicana”, sublinha a fonte, sem avançar as possíveis províncias a serem afectadas.

 

Até às 08:00 horas de ontem, diz o INAM, o centro da tempestade localizava-se a 1.200 Km da costa leste de Madagáscar e com ventos de 70 Km/hora, sendo que a sua velocidade de deslocamento é de 16 Km/hora. A previsão é que a mesma atinja aquele país insular nesta terça-feira, 19 de Janeiro de 2021.

 

Referir que o anúncio da passagem de uma possível tempestade tropical, em Moçambique, foi feito na passada quarta-feira, pelos serviços meteorológicos moçambicanos. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *