A Electricidade de Moçambique (EDM) investiu 5 milhões de dólares na aquisição de um transformador de 200 Megawatts visando reforçar a potência de energia na localidade de Zimbene, posto administrativo de Mazivila, distrito de Bilene, na província de Gaza. 

A localidade de Zimbene passa a dispor de 500 MVAs, o equivalente a 400 Megawatts, o que além de aumentar a disponibilidade de energia irá garantir a redundância em caso de falhas de um dos transformadores.

O porta-voz da EDM, Luís Amado, é citado pela RM a explicar que o novo transformador irá garantir a redundância em caso de falha do que ali já se encontra instalado.

“Com este transformador, passamos a ter a possibilidade de fornecer energia mesmo em situação de paragem de um dos transformadores, de manutenção ou mesmo por causa de avarias, e isto dá-nos uma maior flexibilidade e robustez no fornecimento de energia à zona sul do país”, diz Amado.

Luís Amado refere também que com a instalação do novo tranformador a EDM pode escoar energia para a cidade de Maputo “no sentido reverso”.

Ainda de acordo com Luís Amado, o novo transformador tem capacidade para alimentar “as províncias de Gaza e província de Inhambane”, numa primeira fase, fornecendo energia a aproximadamente 150 mil consumidores.

“Vamos poder crescer e atingir o acesso universal com estes transformadores. Temos de fazer estes investimento visando atingir as metas a que nos propusemos até 2030”, diz o porta-voz da EDM.

A EDM tem um ambicioso plano de fornecer energia a mais 30 milhões de pessoas até 2030, num programa de investimento que poderá atingir os seis mil milhões de dólares americanos. 

Actualmente, apenas 26 por cento da população tem acesso à energia eléctrica, num universo de cerca de 28 milhões de habitantes.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *