INFRA-ESTRUTURAS para o funcionamento de vários serviços são um enorme desafio para o Limpopo, na província de Gaza, segundo constatou há dias a governadora Stella Pinto Zeca numa recente visita a este distrito.

Ainda que administrativamente funcione a meio gás, a chefe do executivo de Gaza considera que o distrito de Limpopo está a dar passos significativos rumo ao desenvolvimento, faltando apenas a implantação de infra-estruturas vitais, com vista a imprimir maior celeridade e garantir atendimento pontual à população.

Stella Pinto Zeca, que durante dois dias visitou o distrito, disse estar satisfeita, uma vez que ficou a saber que, dentro de um mês, todos os serviços distritais irão funcionar em locais mais cómodos, embora sejam provisórios, enquanto as infra-estruturas definitivas na nova sede distrital não forem implantadas.

“Estamos satisfeitos porque, como sabem, este distrito é novo, mas mesmo assim está a ser feito um trabalho assinalável a vários níveis, ainda que se debata com muitas dificuldades”, afirmou.

No sector da agricultura, a governante precisou que o seu executivo está completamente satisfeito com os resultados da produção da população, destacando o facto de, na presente época agrícola, estarem disponíveis 1.600 hectares para a produção de arroz.

“O projecto de transferência de tecnologias vai incrementar a produção. Este é um aspecto relevante que vale a pena enaltecer”, disse, acrescentando que o facto de a empresa Wanbao ter retomado a produção do arroz no bloco de Chicumbane é um grande ganho, não só para o distrito do Limpopo, mas para a província, em geral.

 

Rede escolar aquém do desejável

Stella Pinto Zeca considera que a rede escolar e sanitária no distrito do Limpopo ainda é deficitária, para o número de habitantes que cresceu significativamente nos últimos tempos.

“Há muitas pessoas que estão a fixar as suas residências neste distrito e isso faz com que as redes sanitária e escolar não respondam à demanda”, explicou.

Para reduzir o sofrimento da população, a governadora de Gaza procedeu à entrega de uma escola secundária, construída em 2016.

“Queremos, deste modo, minimizar o sofrimento das crianças, que eram obrigadas a percorrer enormes distâncias para prosseguir com os seus estudos, uma vez terminado o ensino primário”, precisou.

Disse que o governo provincial está ciente de que ainda há muito por se fazer no sector da educação. No sector da saúde, apontou que o desafio passa por construir mais hospitais, com vista a reduzir as enchentes nos que já existem.

“As enchentes nos hospitais são sinal de que os mesmos não conseguem responder às necessidades dos utentes. Essa é uma prioridade para o nosso governo, porque a densidade populacional neste distrito é grande”, indicou.

 

Combate à desinformação

Nos últimos meses, o distrito de Limpopo viveu momentos de total desordem, em razão da onda de desinformação que culminou com o linchamento e vandalização de residências de cidadãos, supostamente traficantes de órgãos humanos. Para evitar que situações do género voltem a ocorrer, Stella Pinto Zeca apelou à população para que abandone estas práticas.

“Nos nossos comícios, apelamos à população para que não faça a justiça pelas próprias mãos, porque isso é crime”, indicou, acrescentando que esta onda de violência tem afugentado os investidores, facto que não ajuda para o desenvolvimento do distrito e não só.

Durante a visita ao Limpopo, a governadora de Gaza procedeu à inauguração de vários empreendimentos ao nível do distrito, com particular enfoque para furos de água, procedeu à entrega de carteiras, para além de se inteirar sobre o estágio das obras de construção da estrada Chissano-Chibuto.

IBRAIMO ASSAMO

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *