A MINISTRA da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Conceita Sortane, reafirmou ontem o compromisso do Governo de investir nas condições de trabalho e na formação de professores, em prol da melhoria da qualidade do ensino no país.

Estas declarações foram feitas em Maputo, nas cerimónias centrais da passagem do 36.º aniversário da Organização Nacional dos Professores (ONP), marcadas pela deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos.

Na ocasião, a titular do pelouro da Educação reconheceu as dificuldades enfrentadas por esta classe profissional, daí os esforços que o Governo tem desenvolvido para encontrar as melhores estratégias visando reverter o cenário. 

Apontou o atraso no pagamento de horas extras, do subsídio de funeral, falta de habitação, como alguns dos problemas que afectam os professores, constando da carteira de prioridades do sector.

Sobre o atraso de horas extras, Sortane disse que tal acontece devido à burocracia na execução orçamental, mas que paulatinamente está a ser sanada, havendo maior eficácia no andamento do processo.

Conforme referiu, a falta de professores é a principal causa das horas extraordinárias, situação que vai reduzir gradualmente com a contratação de mais docentes nos próximos anos.

“O atraso no pagamento de horas extras é uma realidade precipitada pela falta de professores. O processo é também lento devido a questões orçamentais. O desejo é que cada professor ministre aulas num determinado período, sem horas adicionais”, acrescentou.

A propósito, a governante abriu a possibilidade de o sector da Educação admitir mais de seis mil professores para o próximo ano, mas sublinhou que tudo está dependente do orçamento a ser disponibilizado, atendendo à actual conjuntura económica.

Por sua vez, o secretário-geral da Organização Nacional dos Professores, Francisco Nogueira, enalteceu os esforços desenvolvidos pelo Governo para melhoria das condições de trabalho da classe.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/72365-dia-do-professor-investir-na-formacao-em-prol-da-qualidade-de-ensino.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *