Quatro pessoas foram detidas por suspeita de venda de falsos testes negativos para a Covid-19 na província de Maputo, sul de Moçambique, anunciou o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).

 

O porta-voz do SERNIC, Hilário Lole, citado ontem pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), avançou que os quatro suspeitos foram detidos no Posto Administrativo de Ressano Garcia, na fronteira com a África do Sul.

 

Os suspeitos vendiam cada teste por três mil meticais (40,6 euros) e vão responder pelos crimes de falsificação de documentos, corrupção passiva e associação para delinquir.

 

No âmbito do combate à pandemia de Covid-19, as autoridades sul-africanas apenas permitem a entrada no seu país de cidadãos estrangeiros com teste negativo para o novo coronavírus, acontecendo o mesmo do lado de Moçambique.

 

Em Dezembro, milhares de moçambicanos ficaram retidos na fronteira de Ressano Garcia por terem sido apanhados de surpresa com a exigência de teste à Covid-19 pelos serviços fronteiriços sul-africanos.

 

Moçambique tem um acumulado de 794 mortes e 69.002 casos de Covid-19, dos quais 61.112 recuperados, segundo a mais recente actualização de dados do Ministério da Saúde.

 

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.974.651 mortos no mundo, resultantes de mais de 138,2 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China. (Lusa)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *