Demorou, mas já está confirmado. A cidade de Maputo é a terceira cidade moçambicana a evoluir para um padrão de transmissão comunitária do novo coronavírus, depois das cidades de Nampula e Pemba, nas província de Nampula e Cabo Delgado, respectivamente. O anúncio foi feito esta segunda-feira, pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, em conferência de imprensa.

 

“O primeiro caso da Covid-19, na cidade de Maputo, foi registado no dia 22 de Março do corrente ano. Desde então, temos estado a registar um número crescente de casos, principalmente nas últimas semanas. Se no mês de Julho, a cidade de Maputo registou 261 casos novos, em apenas 10 dias do mês de Agosto, houve um registo de 217 casos positivos. Com um cumulativo de 611 casos positivos, a Cidade de Maputo contribui com 25.34% de todos os casos positivos do País”, começou por dizer o titular da saúde.

 

Segundo Tiago, a capital do país preenche todos os requisitos do perfil epidemiológico estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para se declarar uma área geográfica como estando em transmissão comunitária.

 

“Foi encontrada uma elevada percentagem de positividade nas pessoas testadas, tendo sido de 5.1%, na semana passada; mudança no perfil demográfico dos casos de Covid-19, sendo que, actualmente, afecta pessoas de todas as faixas etárias; observou-se também uma dispersão geográfica dos casos da Covid-19, associada a cadeias de transmissão não relacionadas”, afirmou a fonte.

 

Por exemplo, nesta segunda-feira, o Ministro da Saúde anunciou o diagnóstico de mais 78 casos positivos do novo coronavírus, na cidade de Maputo, de um total de 142 novas infecções detectadas. As restantes foram diagnosticadas nas províncias de Nampula (seis), Manica (dois), Sofala (um), Gaza (21) e Maputo (34). Assim, o país conta com um cumulativo de 2.411 casos positivos, dos quais 2.228 de transmissão local e 183 casos importados.

 

Neste momento, o país tem 1.533 casos activos da Covid-19, sendo que a cidade de Maputo é responsável por 509 casos, seguindo-se as províncias de Maputo (329), Cabo Delgado (249) e Nampula (212), Gaza (83) e Sofala (69).

 

Por outro lado, Armindo Tiago anunciou a recuperação de mais 20 pessoas, sendo duas da província do Niassa, quatro na província de Nampula, uma na província da Zambézia, sete na província de Inhambane, quatro na província de Maputo e duas na cidade de Maputo. Referir que a Covid-19 já matou 16 pessoas no território nacional. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *