Coronavírus: OMS declara emergência de saúde internacional

A Organização Mundial de Saúde declarou ontem uma emergência de saúde internacional o surto do coronavírus que já matou mais de 200 pessoas. Várias companhias aéreas começaram a suspender voos para China.

Devido ao facto de haver mais países a registar casos de coronavírus, a Organização Mundial de Saúde decidiu declarar a pneumonia viral uma emergência internacional de saúde.

A decisão foi tomada esta quinta-feira, em Génova, tendo Tedros Adhanom, o director-geral da OMS, elogiado o trabalho que tem sido feito pelas autoridades chinesas.

Pelo menos 22 países têm registo de casos de coronavírus, depois dos seus cidadãos terem viajado para China ou entrado em contacto com pessoas infectadas. O director-geral da OMS, citado pela Reuters, receia que o coronavírus seja pesado para países com fraco sistema de saúde. Curiosamente, em Africa ainda não foi reportado nenhum caso confirmado de coronavírus.

Até esta sexta-feira, pelo menos 213 pessoas já morreram e 9, 692 estão infectadas. Já no mundo fora, há pelo menos 124 casos confirmados de coronavírus. Vários países começaram a suspender os voos para China.

Em destaque estão as companhias aéreas Air Canada, Air France, Air India, Air Seoul, Air Tanzania, American Airlines, British Airways, Delta Airlines, Egyptair, Finnair, LionAir, Lufthansa, SAS, Turkish Airlines, United Airlines, Virgin Atlantic, Kenya Airways e Rwandair.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *