Artistas já debatem importância do livro nas escolas como forma de promover a Feira do Livro de Maputo 

5, 6 e 7. A Feira do Livro de Maputo volta a acontecer nos primeiros dias de Outubro, e no mesmo espaço: Jardim Tunduru. Enquanto a Feira não chega, porque a preparação é fundamental para o sucesso, o Conselho Municipal de Maputo, patrono do evento, e os Centros Culturais de Portugal, Espanha, Brasil, Itália, Alemanha, França e a British Council, seus parceiros, já estão na rua a fazer as coisas acontecer.

Na verdade, embora sem muito aparato, o lançamento da edição 2017 da Feira ocorreu em Abril, na Escola Secundária Eduardo Mondlane da capital. A ocasião serviu, igualmente, para abertura de concursos literários atinentes aos contos e à poesia, os quais abrangem alunos da 11ª e 12ª classes de uma Escola Secundária em cada Distrito Municipal. Assim, as escolas seleccionadas são: Francisco Manyanga (KaMpfumu), Heróis Moçambicanos (KaMubukwana), Lhanguene (Nlhamankulu), Eduardo Mondlane (KaMavota), Catembe (KaTembe) e Inhaca Sede (KaNyaka).

A organização da Feira optou por este critério de selecção das escolas porque, primeiro, procurou ser o mais inclusivo possível, estendendo a Feira aos distritos do município que organiza o evento. “Gostaríamos de envolver todas as escolas, mas, infelizmente, neste momento, não temos essa condição. Quanto à inclusão da 11ª e 12ª classes, tem que ver com o facto de ser o principal público-alvo da Feira”, disse Cristina Manguele, Coordenadora da Feira do Livro de Maputo, acrescentando: “Mas isso não quer dizer que não temos eventos para as crianças. Pelo contrário, para os mais novinhos, organizamos actividades como oficinas de livro, mesmo para despertar neles o gosto pela leitura”.

No lançamento desta edição da Feira do Livro de Maputo, Óscar Monteiro, um dos presentes na cerimónia, falou do seu percurso como estudante, incentivando os alunos para não se preocuparem com coisas efémeras, como os celulares, mas com conhecimento, que é para toda a vida.

Além das escolas secundárias, para que a divulgação dos propósitos da Feira seja eficaz, valorização do livro como amigo do conhecimento, a organização da Feira trabalha com instituições como Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade Pedagógica (UP) e as duas escolas de Jornalismo (superior e médio).  

A actividade inaugural dos eventos que antecedem os três dias de celebração ao livro, designados “A Caminho da Feira do Livro de Maputo”, foi a palestra “A leitura: um direito à liberdade”, orientada pelo poeta e escritor Calane da Silva, a qual contou ainda com a apresentação dos vencedores da 15ª edição do Prémio Eloquência Camões 2017. Este “A Caminho da Feira do Livro de Maputo”, com forte pretensão de divulgar o evento de Outubro, incluiu ainda a intervenção da actriz Ana Magaia, numa palestra dirigida aos alunos secundários, subordinada ao tema ʺLivro, Leitura e Escrita”.

À imagem do que Aconteu ano passado, nesta edição, a Feira do Livro de Maputo vai homenagear um autor moçambicano, que, com a sua obra, tem contribuído para o fortalecimento da arte literária do país. “Queremos valorizar os nossos autores, a nossa literatura, e, com isso, incentivar os autores mais novos, para que não deixem de escrever, porque entendemos que a escrita regista o nosso quotidiano, a nossa forma de ser, de estar e de nos relacionarmos. Distinguir os autores é reconhecer a importância que eles têm na construção do nosso país”, disse Cristina Manguele.

Com efeito, uma das novidades que o Conselho Municipal leva à Feira do Livro de Maputo este ano é a exposição “Farol da liberdade”, oferecida pelo Camões, a qual retrata a luta pela liberdade, com recurso à escrita, dos antigos Estudantes da Casa do Império, em Portugal. A exposição inclui fotografias e textos. “Vamos levar essa exposição à Feira para que o público possa contemplar e inspirar-se”, afirmou a Coordenadora da Feira.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://opais.sapo.mz//index.php/cultura/82-cultura/45031-conselho-municipal-ja-prepara-nova-edicao-da-feira-do-livro-de-maputo-.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *