Opções levantadas pelo G1 incluem Represa de Furnas e Serra da Canastra. Um dos destinos mais procurados do circuito é o Canyon de Furnas, em Capitólio
Lucas Magalhães
A chegada de julho marca também a chegada do recesso escolar. E com as férias de meio de ano, muitas famílias tendem a pegar a estrada e viajar. O G1 listou neste domingo (8) algumas opções de lazer no Centro-Oeste mineiro, região que tem entre os atrativos a Represa da Hidrelétrica de Furnas e a Serra da Canastra.
Capitólio
Graças à represa de Furnas, Capitólio tem grandes lagos de água verde-esmeralda. O espelho d’água da região tem 1.440 km² e é considerado um dos maiores lagos artificiais do mundo.
Repleta de cânions, grutas e cachoeiras, a cidade está dentro da Serra da Canastra e conta, ainda, com várias opções para hospedagem – desde luxuosas casas de aluguel a pousadas simples.
Para conhecer toda a região, é possível alugar um passeio em lanchas e escunas – que contam com paradas para banhos. Há também a opção de conhecer os pontos turísticos da região através de trilhas que, por sua vez, levam a quedas d’água, como a do Poço Dourado.
Na cidade, o visitante pode conhecer o Morro do Chapéu. O mirante tem 1.293 metros de altitude, de onde é possível admirar a paisagem do Lago de Furnas e de cidades vizinhas.
Floresta no entorno de lago é considerada patrimônio de Formiga
Prefeitura de Formiga/Divulgação
Formiga
Outra importante cidade banhada pela Represa de Furnas, Formiga tem uma paisagem que conta com montanhas, vales, cachoeiras e paredões rochosos. Na parte da represa que fica na cidade, é comum encontrar pessoas praticando pesca, natação e até mesmo esportes como o wind surf.
Além da represa, existem na cidade lagoas que banham a região, como a do Fundão e a dos Tabuões, conhecidas por receberem um alto número de turistas.
Além das belezas naturais, o município conta com construções do século 19, como a Igreja Matriz São Vicente Férrer, mantida com a ajuda da população.
Cachoeira Casca D’Anta na Serra da Canastra tem quase 200 metros de queda
Atusca/Divulgação
São Roque de Minas
Integrante do Circuito Turístico da Canastra e reconhecida nacionalmente pela produção do queijo artesanal típico da região, São Roque de Minas mistura a flora característica da Mata Atlântica com a arquitetura do século 19.
A cidade é também sede da principal portaria do Parque Nacional da Serra da Canastra e abriga dois dos principais atrativos da região: a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca d’Anta, que tem cerca de 186 metros de queda livre.
Lar de espécies raras, como o tamanduá-bandeira, o parque conta com várias opções de pousadas e chalés para quem deseja passar as férias em contato com a natureza.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *