Todos nós já estivemos lá – correndo para chegar a tempo para a festa do balanço, você esquece de carregar o telefone. Agora, ao olhar horrorizado para aquela barra de emagrecimento constante, você sabe que seu destino está ligado a ela. Você estará perdido – sem telefone sob um céu escuro.

Aqui estão algumas dicas práticas que ajudarão a evitar desastres comuns como o descrito acima e a tirar o máximo proveito da bateria do telefone.

Mantenha seu telefone próximo a 50% de cobrança

O carregamento é o aspecto mais complexo de cuidar da bateria do telefone e é útil ter um entendimento básico de como o processo funciona.

Uma bateria de telefone é composta de duas camadas, uma de grafite e outra de óxido de cobalto e lítio. A energia é liberada quando os íons de lítio se movem da camada de grafite para a camada de óxido de cobalto e lítio. Carregar uma bateria muda os íons de lítio de volta para o outro lado, preparando o processo para recomeçar.

O que você nos diz é que o verdadeiro ponto ideal para uma bateria é uma carga de 50% – quando metade dos íons de lítio móveis da bateria está na camada de óxido de cobalto e outra na camada de grafite. Esse equilíbrio coloca a menor quantidade de tensão sobre os íons de lítio que alimentam sua bateria e basicamente estende o número de ciclos de carga que pode levar antes de degradar. Portanto, é melhor manter sua bateria entre 20 e 80% e recarregar regularmente com cargas parciais.

Não deixe seu telefone carregado durante a noite

Isso não é, como às vezes se afirma, porque você está sobrecarregando a bateria com excesso de energia, mas sim por causa de um mecanismo chamado de ‘carga lenta’. Isso interrompe a carga quando atinge 100% e só a inicia novamente quando fica um pouco abaixo de 100 (ou seja, sua bateria não fica apenas carregada a 100). Isso é ruim pelas razões descritas acima – é outra tensão que você não deve colocar nesses preciosos íons de lítio.

Finalmente, definitivamente não use um carregador não oficial – eles podem não ter configurações de segurança que impeçam o carregador de fornecer mais corrente à bateria quando estiver cheia, danificando novamente esses íons. Embora alguns carregadores estejam bem, realmente não vale a pena apostar.

Comprar uma caixa de bateria (de uma empresa respeitável) também é uma boa opção – esse é basicamente um gabinete que se encaixa na parte traseira do telefone e contém sua própria bateria, prolongando a vida útil da sua.

Brinque com as configurações do seu telefone

Primeiramente, ative o modo de baixa energia do seu telefone – isso pode ser encontrado nas configurações do seu iPhone e Android. (No Android, é chamado de “modo de economia de bateria”.) Esse modo modifica as configurações de notificação do telefone, o brilho da tela e o uso da CPU, otimizando-o para reduzir o consumo de energia.

Desligue os recursos intensivos da bateria, como Bluetooth, Wi-Fi e GPS. Esse desperdício de bateria tentando encontrar e conectar-se a redes Wi-Fi ou de dados – não desativá-las em um trem em alta velocidade é particularmente grave. No entanto, quando você estiver em casa, mude de 4G para Wifi – este último mostrou ser 40% menos desperdício de bateria.

Você também pode ativar o modo avião fora do avião se não estiver usando o smartphone para algo que envolva conectividade. Se o modo avião estiver ativado e a tela desligada, o dispositivo usará apenas 5% do consumo de energia normal, comparado a 15% quando simplesmente colocado em modo inativo.

Desligar a luz de notificação LED, o som do teclado, a vibração e o feedback tátil são benéficos para a vida útil da bateria. (Eles são acessados ​​nas configurações de som do seu telefone).

Por fim, exclua as contas não utilizadas da memória do telefone – elas também podem descarregar a bateria.

Ajuste o brilho do seu telefone

Vale a pena acessar as configurações de tela do seu telefone – reduzir manualmente o brilho para se adequar ao ambiente é uma maneira rápida de economizar bateria.

Se o seu telefone tiver um, desative a configuração de brilho adaptável – o brilho da tela mudará dependendo da luz ao seu redor, algo que você deseja controlar durante uma pitada de bateria.

Além disso, reduza a quantidade de tempo que você tem para deixar o telefone ligado para que ele entre no modo de espera – quanto mais rápido escurecer a tela, menos bateria ela estará usando.

Se o seu smartphone tiver uma tela OLED, alternar para o modo escuro ou aplicar papéis de parede coloridos também ajudará a economizar a bateria. Se você possui uma tela LCD tradicional, infelizmente isso não fará diferença – os pixels OLED geram sua própria luz; portanto, quando são pretos, eles não consomem energia. As telas de LCD são iluminadas pelas bordas – não importa qual a cor da imagem, ela consumirá a mesma energia.

Fique de olho em seus aplicativos

Os aplicativos também podem ser um sério problema de bateria – nas configurações do seu telefone, entre no menu da bateria. Você pode ver aqui quais aplicativos estão esgotando sua bateria, ativar “restrição de segundo plano”, “otimização da bateria” ou desinstalar completamente aqueles que não são necessários. Desativar notificações desnecessárias também impedirá que esses aplicativos ativem sua tela.

Os principais aplicativos de drenagem de bateria são todos os aplicativos de streaming de vídeo: Snapchat, Netflix e YouTube, o que faz sentido, pois o streaming de vídeo é incrivelmente intenso. No entanto, o aplicativo do Facebook também é um grande dreno de bateria – certifique-se de desativar as notificações e restringir o uso da bateria e os dados de segundo plano.

Por fim, sempre faça o download das atualizações para seus aplicativos e seu sistema operacional – elas geralmente otimizam a vida da bateria.

Fique longe do calor

Não aqueça a bateria, pois as altas temperaturas sobrecarregam a bateria e a fazem perder capacidade. A Autoridade do Android relata que: “Uma célula mantida entre 25 e 30 graus Celsius (77 a 86 graus Fahrenheit) deve reter cerca de 80% de sua capacidade após o primeiro ano, mesmo quando você passa de vazio a cheio”.

Fonte: Moz Info News

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *