Foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira, 28 de Novembro, a Estação de Tratamento de Água Compacta (ETA), na Barragem de Corumana, no distrito de Moamba, província de Maputo, com capacidade para tratar 30.000 m³/dia e que irá permitir o acesso à água potável a cerca de 25 mil pessoas da região do Grande Maputo.

 

Financiado pelo governo moçambicano, no valor de 530 milhões de meticais, a ETA de Corumana começa a funcionar no próximo dia 20 de Dezembro. Segundo João Machatine, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, neste momento, decorrem os procedimentos de limpeza dos filtros de água e a colocação da conduta adutora de 95 Km em carga, para detectar eventuais fugas de água.

 

Para o Presidente da República, Filipe Nyusi, que presidiu o acto, a ampliação dos sistemas, infra-estruturas de abastecimento de água e preservação do património já existente visa aumentar a oferta e melhorar a qualidade dos serviços de fornecimento de água potável.

 

De acordo com o Chefe de Estado, o desafio com o abastecimento de água e saneamento constitui uma das acções prioritárias da sua governação por entender que está ligada ao desenvolvimento do capital rural.

 

No seu discurso, Nyusi defendeu que a seca que se tem verificado na zona sul, desde 2014, tem limitado a principal fonte de abastecimento de água na área metropolitana de Maputo – a Barragem dos Pequenos Libombos – afectando cerca de 1.3 milhão de habitantes de Boane, Matola e Cidade de Maputo.

 

Filipe Nyusi afirmou ainda que, para melhorar o abastecimento de água na região do Grande Maputo, está em obra outra ETA, no Posto Administrativo de Sabié, com capacidade de 60.000 m³/dia. As obras irão terminar durante o quarto trimestre de 2020. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *