África tem várias soluções inovadoras, desde tornar a vida um pouco mais fácil em áreas rurais até, realmente, salvar vidas nas situações mais difíceis através da ciência.

Enquanto o continente aproxima-se lentamente das maravilhas tecnológicas dos países desenvolvidos, a página on-line “IT News Africa” mostra que por cá, não faltam mentes criativas e inspiradoras. Fique a conhecer as grandes inovações e invenções desenvolvidas nos últimos tempos. 

1.Carregador para telemóveis em sola de sapatos

Anthony Mutua, inventor queniano, desenvolveu uma forma bastante simples para carregar telemóveis, ao utilizar a energias dos pedestres. A invenção é composta por chips ultra-finos de cristal que são montados na parte inferior da sola do sapato. À medida que o utilizador caminha gera electricidade através da pressão exercida sempre que os chips são pisados. Os chips custam cerca de 46 dólares. Recentemente, o projecto recebeu seis mil dólares pelo Conselho do Quénia Nacional de Ciência e Tecnologia, assim como a promessa de produção em massa para alcançar um mercado maior.

2.Liga-me por favor

Os utilizadores das telecomunicações móveis, por vezes, não sabem que o “Please Call Me Service” foi inventado em África. O serviço permite que os utilizadores que não têm tempo para enviar uma mensagem de texto a dizer “Ligue-me por favor”, alertem os receptores que desejam ser ligados de novo. Apesar de ter existido alguma controvérsia a respeito de quem inventou exactamente o serviço, o facto é que ele foi criado por um funcionário da Vodacom ou da MTN na África do Sul. Tanto o ex-empregado da Vodacom Nkosana Makate e o ex-empregado da MTN, Ari Kahn, reivindicaram a invenção, cada um com a sua própria prova.

3.Cardiopad

O Cardiopad, umtablet que permite fazer exames cardíacos como electrocardiograma (ECG) em localidades rurais remotas, foi criado e desenvolvido pelo empresário Marc Arthur Zang Adzaba. O dispositivo é mais eficaz em áreas onde estes testes de diagnóstico crucial nunca foram disponibilizados. O dispositivo está disponível apenas nos Camarões, mas diz-se que a Himore Médico, empresa que produz o aparelho, encontra-se em processo de comercialização do aparelho noutros mercados africanos. Segundo a imprensa, “esta inovação vai permitir que muitos pacientes cardíacos recebam um diagnóstico imediato, um luxo que eles não poderiam receber, senão pudessem viajar até um centro urbano”.

4.M-Pesa

M-Pesa é um serviço financeiro que permite transferir e levantar dinheiro, pagar serviços, assim como comprar crédito através do telemóvel. Este serviço foi criado para as operadoras Safaricom e Vodacom, no Quénia e na Tanzânia, respectivamente. O “M” vem de móvel, enquanto “pesa” é a palavra swahili para dinheiro. De acordo com fontes online, o serviço foi desenvolvido seguindo um projecto de um estudante de software, do Quénia, em 2007, posteriormente lançado pela Safaricom. O serviço está actualmente a ser utilizado em Moçambique, Quénia, Tanzânia, Afeganistão, África do Sul, Índia e Egipto.

5. TAC scan

Amplamente utilizado na área médica em todo o mundo, poucos pacientes sabem que a tomografia axial computadorizada (TAC), ou tomografia computadorizada (TC), foi inventada por sul-africanos. Apesar da tecnologia ter sido desenvolvida na Universidade de Tufts, Reino Unido, a pessoa responsável pelo equipamento de imagem foi o sul africano físico Allan Cormack e o britânico Godfrey Hounsfield do EMI Laboratories. A dupla foi premiada com o Prémio Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1979. (SAPO)

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *