O Banco Mundial dispõe de 100 milhões de dólares para operacionalizar o Projecto Nacional de Desenvolvimento Urbano e Local, abrangendo quatro províncias moçambicanas.
O projecto, com horizonte temporal 2019/2024, prevê abranger 17 municípios e 64 distritos nas províncias centrais de Sofala e Zambézia; Gaza e Niassa
Na Zambézia, o projecto será implantado em todos os 22 distritos, incluindo seis autarquias.
Com efeito, está em processo conclusivo a auscultação das lideranças locais e organizações da sociedade civil, a vários níveis, nas províncias visadas.
O facto foi revelado ontem, em Quelimane, pelo consultor independente Eduardo Macuácua, durante o debate sobre a harmonização de aspectos relevantes visando a operacionalização do projecto.
A iniciativa, segundo Macuácua, preconiza, dentre outros objectivos, o fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos centrais do Estado para a promoção e implementação de políticas de descentralização e melhoria do desempenho dos distritos e municípios, através de alocação de infra-estruturas e serviços básicos à população.
A implantação incidirá, basicamente, na componente infra-estrutural, intervencionada na área de transporte local e acessibilidade a sistemas de abastecimento de água e saneamento e a sistemas de drenagem de águas pluviais.
A fonte da AIM referiu, igualmente, à construção de mercados e de outros espaços públicos.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *