A chuva, acompanhada de trovoadas, que se regista desde a manhã de hoje na cidade de Maputo poderá continuar nos próximos dias em quase toda a região sul do país, conforme um comunicado de imprensa emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

O alerta do INAM indica para a mudança do estado do tempo a partir de hoje, quarta-feira, com a ocorrência de trovoadas severas e aguaceiros ou chuvas em regime moderado (20 a 30 mm em 24 horas).

Nos distritos do norte da província de Gaza a precipitação poderá atingir entre 30 e 50 mm em 24 horas.

A fonte explica ainda que a precipitação resulta da influência de um sistema de baixas pressões de origem térmica responsável pelo aquecimento que se tem registado nos últimos dias na região austral de África e particularmente nas regiões do sul e centro de Moçambique.

Segundo o documento na posse do Notícias Online, o sistema poderá afectar as províncias de Manica e Sofala com chuvas moderadas a fortes, a partir das primeiras horas de quinta-feira, dia 14.

O alerta emitido pelo INAM indica ainda que os centros de monitoria dos ciclones tropicais prevêem a evolução do sistema de baixas pressões, podendo atingir o estágio de depressão tropical no dia 17 de Fevereiro. Contudo, a nota indica que a partir das primeiras horas do dia 16 de Fevereiro 2019 as províncias de Maputo e Gaza poderão registar chuvas intensas (100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas com rajadas fortes com mais de 70 quilómetros por hora.

O INAM continua a monitorar a evolução desse sistema e a qualquer momento, no interesse do público, poderá emitir avisos sobre a evolução do tempo sempre que as condições meteorológicas o exijam.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *