A PRIORIDADE na afectação dos graduados da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) é reforçar a componente de segurança e ordem pública nas comunidades, independentemente da área em que se especializaram durante a sua formação.

O alerta é do Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), que ontem orientou uma cerimónia de patenteamento de 111 Subinspectores da corporação, que hoje serão graduados em Ciências Policiais pela ACIPOL.

Dirigindo-se ao grupo, Bernardino Rafael disse que os novos oficiais da Polícia devem dar o melhor de si no combate à criminalidade e a não se filiarem a quadrilhas de malfeitores, influenciados pela erosão vertiginosa dos valores de ética, patriotismo e profissionalismo, com funcionários públicos a envolver-se em esquemas desviantes, incluindo membros da corporação.

“Face às novas tendências criminais com as quais a Polícia é hoje confrontada, os novos oficiais superiores da corporação devem usar o conhecimento científico em prol do bem-estar das comunidades. Apesar da especialização com a qual saem da ACIPOL, numa primeira fase vão todos trabalhar na área de segurança e ordem pública, que é a nossa actual prioridade”, explicou o Comandante-geral.

Chamou à atenção daqueles que enveredarem por atitudes desviantes sobre o risco que correm de enfrentar medidas extremas que incluem a expulsão das fileiras da Polícia, além de outras sanções previstas na lei moçambicana.

 “Esperem que haja vagas para as diferentes áreas ligadas à vossa formação específica mas, neste momento, a preocupação é a segurança pública para a qual devem dar o vosso melhor, evitando envolver-se em actos criminais que possam manchar as vossas trajectórias profissionais”, disse Bernardino Rafael.

Sobre este aspecto, o responsável máximo da Polícia apelou aos pais e familiares dos graduados para que lhes encorajem a avançar para os distritos e/ou postos administrativos nos quais forem afectos.

Por seu turno, o reitor da ACIPOL, José Mandra, garantiu que os finalistas estão conscientes dos desafios que lhes esperam, e prontos para dar o seu contributo em prol do desenvolvimento do país.

De acordo com Mandra, a cerimónia de graduação marcada para hoje será orientada pelo Presidente da República, na qualidade de comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança. 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *