NoticiasAI

Surto de gripe aviária leva ao abate de 91 mil aves no Japão

Surto de gripe aviária leva ao abate de 91 mil aves no Japão

As autoridades do Japão anunciaram, hoje, o abate de cerca de 91 mil galinhas no sudoeste do país, depois de se detectar uma variante altamente patogénica do vírus da gripe das aves.

De acordo com o Notícias ao Minuto, o novo surto foi descoberto numa quinta na prefeitura de Kagawa, após análises mostrarem que mais de meia centena de galinhas mortas esta semana estavam infetadas com a estirpe H5 do vírus, que é altamente contagiosa, confirmaram as autoridades regionais em comunicado.

As aves começaram a ser sacrificadas pouco antes da meia-noite de quinta-feira, devendo ficar concluída em 24 horas.

“Existe a possibilidade de haver outros casos de gripe aviária fora da zona, pelo que as autoridades locais devem ser cautelosas para evitar a propagação do contágio”, afirmou, em conferência de imprensa, o ministro-porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, no final de uma reunião com os ministros da Agricultura e da Saúde.

Este é o primeiro caso de gripe aviária no Japão desde o início do ano, depois de o vírus ter reaparecido no país em finais de 2014 e que obrigou ao abate de aproximadamente 1,7 milhões de aves após um violento surto ocorrido em finais de 2016.

Fonte:http://opais.sapo.mz/surto-de-gripe-aviaria-leva-ao-abate-de-91-mil-aves-no-japao