Surto de gripe aviária leva ao abate de 91 mil aves no Japão

As autoridades do Japão anunciaram, hoje, o abate de cerca de 91 mil galinhas no sudoeste do país, depois de se detectar uma variante altamente patogénica do vírus da gripe das aves.

De acordo com o Notícias ao Minuto, o novo surto foi descoberto numa quinta na prefeitura de Kagawa, após análises mostrarem que mais de meia centena de galinhas mortas esta semana estavam infetadas com a estirpe H5 do vírus, que é altamente contagiosa, confirmaram as autoridades regionais em comunicado.

As aves começaram a ser sacrificadas pouco antes da meia-noite de quinta-feira, devendo ficar concluída em 24 horas.

“Existe a possibilidade de haver outros casos de gripe aviária fora da zona, pelo que as autoridades locais devem ser cautelosas para evitar a propagação do contágio”, afirmou, em conferência de imprensa, o ministro-porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, no final de uma reunião com os ministros da Agricultura e da Saúde.

Este é o primeiro caso de gripe aviária no Japão desde o início do ano, depois de o vírus ter reaparecido no país em finais de 2014 e que obrigou ao abate de aproximadamente 1,7 milhões de aves após um violento surto ocorrido em finais de 2016.

Fonte:http://opais.sapo.mz/surto-de-gripe-aviaria-leva-ao-abate-de-91-mil-aves-no-japao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *