Batizado de CyberOne, primeiro robô humanoide da empresa chinesa pode reconhecer mais de 80 sons e 45 emoções. Lei Jun, presidente da Xiaomi, apresentando o novo robô da empresa
Xiaomi
A Xiaomi apresentou na quinta-feira (11) o CyberOne, um robô humanoide com habilidade para reconhecer emoções humanas. Ele pode, por exemplo, identificar tristeza e “consolar” pessoas.
O CyberOne tem 1,77 m de altura e pesa 52 kg. Segundo a empresa, diferente de um robô quadrúpede, ele é mecanicamente mais complexo e, por isso, usa motores mais potentes.
Veja também:
Ameca, o robô humanoide que impressiona por semelhança com humanos; vídeo
Óculos ‘falantes’: como um dispositivo de inteligência artificial ajuda estudantes cegos no Brasil
Mas o mais impressionante é a sua habilidade em reconhecer sentimentos e barulhos. A Xiaomi diz que o seu robô humanoide reconhece 85 sons ambientais e 45 emoções humanas.
A companhia não detalha, mas diz que, em momentos de tristeza, o CyberOne pode até consolar a pessoa.
Initial plugin text
A interatividade com humanos acontece a partir de uma tela OLED curva, que está equipada na cabeça do robô.
Durante uma demonstração em Pequim, o CyberOne aparece segurando uma rosa, que é entregue ao presidente da Xiaomi, Lei Jun. Entretanto, a empresa afirma que ele pode segurar objetos com peso de até 1,5 kg com apenas uma mão.
Xiaomi apresenta robô humanoide que identifica sons e emoções
“O processo de pesquisa e desenvolvimento do CyberOne combinou tecnologias de diversos setores, incluindo percepção e cognição biônica, biomecatrônica, inteligência artificial, big data, computação em nuvem e navegação visual”, explica a fabricante em comunicado.
Essa não é a primeira vez que a gigante de dispositivos eletrônicos mostra ambição no ecossistema de robôs. Em agosto de 2021, a chinesa revelou o Cyberdog, um “cão-robô”, com características semelhantes aos do Spot, da Boston Dynamics.

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published.