A companhia aérea ruandesa inicia, em Agosto próximo, voos directos entre Maputo e Kigali. A medida anunciada, hoje, pelo alto-comissário ruandês em Moçambique vai estimular o aumento do volume de negócios entre os dois países.

A partir de Agosto, a ligação Moçambique-Ruanda poderá ser por voo directo. O transporte de pessoas e bens será materializado pela companhia ruandesa Rwandair Express e vai estimular o volume de negócios entre os dois Estados que, nos últimos tempos, reforçam a cooperação no domínio político e comercial.

A par desta ligação facilitada, Ruanda quer ver mais simplificada a entrada dos seus cidadãos em Moçambique, tendo em conta que os moçambicanos não precisam de visto da representação diplomática para entrar no território de Paul Kagame.

“Gostava de dizer que a nossa companhia aérea ruandesa, vai iniciar voos directos Maputo-Kigali, o que vai impulsionar a movimentação de pessoas e bens e estimular o comércio. Em princípio, será na primeira semana de Agosto. Os moçambicanos que têm passaporte normal podem viajar sem precisar de visto. Estamos a discutir com a contraparte, para ver se conseguimos ter a mesma facilidade para os ruandeses”, explicou Claude Nikobisanzwe, alto-comissário do Ruanda.

Para o Ruanda, que também apoia Moçambique na área militar, os portos e caminhos para escoamento de bens que Moçambique detém são apetecíveis.

O alto-comissário revela que as partes continuam a discutir a possibilidade de exploração do porto de Nacala a favor do Ruanda.

“Acreditamos que o porto de Nacala, com águas profundas, pode ajudar nesta cooperação. Acreditamos que o comércio entre os países africanos pode gerar emprego para os povos africanos, em particular os moçambicanos e contribuir para a economia dos países” explicou o líder.

Fruto das relações existentes, Moçambique exporta, actualmente, açúcar e minerais para a República do Ruanda. Entretanto, as partes querem incrementar produtos na balança de exportações.

Claude Nikobisanzwe recorda que, recentemente, uma delegação de 120 empresários ruandeses esteve, no Fórum de Negócios Moçambique-Ruanda, a prospectar oportunidades de investimentos no país.

No domínio da cooperação militar, o alto-comissário do Ruanda disse que as tropas ruandesas libertaram todas as zonas que estavam sob sua alçada.

O responsável falava durante a realização de um trabalho comunitário em prol da saúde e ambiente, em Maputo.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *