0bfdc46f95de03afc0aa1b04ff570d3b

MAPUTO – Trata-se de Maria Judite Bonifácio Mungói, que foi indicada para exercer as funções de Chefe do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (DSHST), Ariel Arnaldo Comé, nomeado Chefe do Departamento de Métodos e Controlo de Trabalho, enquanto para chefiar o Departamento de Controlo e Relações de Trabalho foi indicado Elísio Bernardo Manhiça. Para o Departamento de Controlo Financeiro e Patrimonial foi indicada como chefe Laura Saimone Zacarias.

Dirigindo-se aos empossados, Vitória Diogo disse que o acto que acabava de acontecer significava um importante passo para a prossecução das políticas do Governo, na componente da fiscalização do mercado de trabalho no país, tendo em conta o papel do Estado na defesa da legislação e promoção da paz e justiça laboral, bem como um ambiente apropriado para o negócio, que é um factor indispensável nas políticas de criação de mais empregos os cidadãos.

Empregos que, segundo explicou, sejam acompanhados com a própria componente legal, do ponto de vista humano e de dignidade, facto que é só possível com a presença de uma inspecção laboral actuante e promotora dessa justiça, incluindo no seu capítulo pedagógico, em que deve instar os principais actores do sector produtivo (empregadores e os trabalhadores) a promoverem a cultura de trabalho, indispensável para o aumento da produção e da produtividade.

Chamou atenção aos empossados ao facto de estarem, de ora em diante, expostos a todo o tipo de sensibilidades, o que exigirá deles um alto sentido de servidores públicos, entregando-se mais ao trabalho e ao cumprimento de metas, em vez de fomentarem divisionismos no seio dos grupos sectoriais que passam a chefiar, aconselhando-os a trabalhem com os colegas sem nenhuma discriminação ou complexo de superioridade.

Ainda de acordo com Vitória Diogo, nesse caminho precisarão de sigilo profissional, rigor, integridade, entrega ao trabalho e, sobretudo, a humildade, porque irão trabalhar, não apenas com os colegas, mas com o público externo, atendendo a natureza das suas actividades. O principal termómetro para avaliar o seu trabalho, disse a terminar, será o nível de satisfação dos utentes dos serviços da IGT, desde os trabalhadores, empregadores e até a sociedade em geral.[CC]

http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/nacional/vitoria-diogo-reforca-inspeccao-geral-do-trabalho/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *