O Vice-Presidente Sul-Africano exorta os partidos políticos para o uso responsável das redes sociais, sobretudo neste período eleitoral.

Paul Mashatile falava na abertura da cerimónia de lançamento dos princípios e directrizes do uso das mídias digitais e sociais nas eleições africanas.

A África do Sul agendou as sétimas eleições gerais e províncias para o próximo dia 29 de Maio.

Paul Mashatile afirmou que  reconhece  o papel prepondenrante que as redes sociais desempenham, na formação da opinião pública e no estabelecimento das narrativas que impulsionam o ambiente eleitoral.

No entanto, Mashatile observou que o uso incorrecto das redes sociais, através da dessiminação de informações falsas, constitu uma ameaça á democracia da África do Sul, porque pode minar a confiança em torno do processo eleitoral.

À medida que testemunhamos o uso crescente destas plataformas em campanhas políticas, é imperativo que estabeleçamos princípios e directrizes claros para garantir um processo eleitoral justo, transparente e inclusivo. Além disso, é fundamental utilizar as redes sociais de forma construtiva para informar e divulgar mensagens positivas sobre as eleições, com especial atenção para a juventude de África. Temos a obrigação  de educar a nossa população sobre os riscos associados à divulgação de informações incorrectas, especialmente no que diz respeito às eleições, uma vez que falsas alegações podem minar a confiança no processo eleitoral e provocar uma onda de instabilidade nos nossos países. A desinformação é uma ameaça à democracia, mina a confiança nas  eleições e tem o potencial de desencorajar a participação dos eleitores na votação”,  -Vice-Presidente sul-africano dissertando sobre o tema o mundo digital acelerado dos tempos modernos e o seu impacto nas actividades eleitorais.

Paul Mashatile apelou aos partidos políticos para não se envolvam em conflitos durante a campanha eleitoral em curso. (RM Pretória)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *