Moçambique, através do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), partilha esta semana, experiências colhidas no uso de “drones”, desafios e oportunidades criadas por estas tecnologias ao longo do processo de assistência humanitária.

De acordo com António Beleza, oficial de informação no Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), citado pelo jornal Domingo, uma das questões a ser analisadas no encontro tem a ver com as melhores práticas e as oportunidades no uso de “drones” e de outras tecnologias digitais no contexto humanitário.  

O uso de diversas tecnologias para efeitos de assistência humanitária é o tópico principal de um fórum de alto nível, a realizar se esta semana, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, no qual Moçambique será representado pelo Instituto Nacional de Gestão das Calamidades Naturais (INGC).

O país faz-se representar no evento a ter lugar na sede das Nações Unidas como resultado de um projecto-piloto liderado pelo Programa Mundial da Alimentação (PMA) com vista à criação a nível global de um mecanismo de coordenação do uso de “drones” para fins de assistência humanitária, de acordo com notícia ontem veiculada pelo semanário Domingo.

O encontro tem por finalidade a apresentação de lições apreendidas e as oportunidades surgidas no âmbito do mecanismo de coordenação de assistência humanitária que vem sendo liderado pelo PMA.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *