Desde dezembro de 2021, viajantes precisavam somente de autorização digital, mas sistema que emite permissão está instável há meses. País anunciou que vai cobrar visto impresso no passaporte a partir de 18 de agosto. Viajantes enfrentam problemas na emissão de visto para visitar México e fazem fila na embaixada do país, em Brasília
TV Globo/Reprodução
Brasileiros com viagem marcada para o México têm enfrentado problemas para conseguir tirar o visto que permite entrada no país. O sistema que emite a autorização digital está instável há meses, e nesta semana, o governo mexicano informou que vai cobrar o visto impresso no passaporte a partir do dia 18 de agosto.
Atualmente, os viajantes que saem do Brasil para o México precisam apenas de um visto eletrônico, gratuito, emitido no site da embaixada. A medida é válida desde dezembro de 2021.
LEIA TAMBÉM:
Brasileiros esperam até nove meses por visto para viajar para os EUA
Portugal deve acelerar emissão de vistos para atrair mais trabalhadores
No entanto, mesmo antes da mudança que entra em vigor no próximo dia 18, quem tenta pegar a autorização pelo site afirma que já não consegue mais. Questionada, a Embaixada do México não tinha se manifestado até a última atualização desta reportagem.
A analista de sistemas Maria Eduarda está com a viagem marcada para o país nesta terça-feira (9). Ela tentou a autorização pelo site, mas recebeu um aviso de que o serviço estava indisponível, e a orientação para procurar a embaixada (veja abaixo).
Aviso de serviço indisponível e orientação para procurar a embaixada do México
TV Globo/Reprodução
“Tem um formulário normal, como se tivesse tudo certo, e simplesmente não funciona. A gente tenta, preenche tudo e só dá o pedido não autorizado”, explica Maria Eduarda.
Na próxima semana, o visto impresso no passaporte passa a ser obrigatório tanto para quem vai ao México como turista, quanto com fins comerciais e culturais. Para isso, é preciso agendar uma visita à embaixada do país em Brasília, ou aos consulados que ficam no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A autorização pode ser solicitada 30 dias antes da viagem, e dá o direito de permanecer no país por 180 dias.
Viajantes enfrentam problemas na emissão de visto para visitar México e fazem fila na embaixada do país, em Brasília
TV Globo/Reprodução
Nesta segunda-feira (8), a fila para tirar o visto na capital era grande. O farmacêutico Jefferson Dias, planejou, durante dois anos, uma viagem para Cancun.
Mas não pôde embarcar porque não conseguiu a autorização eletrônica. Ele mora em João Pessoa e teve que vir à Brasília para tentar o visto na embaixada.
“Pedem pra agendar e esse agendamento não é possível, porque o site também está inconstante. Segundo o guarda, não existem mais vagas para agosto. E eu aqui vim na expectativa que eles tenham empatia de emitir essa autorização para que eu possa conseguir tentar remarcar a viagem mais uma vez”, conta o farmacêutico.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.