O Governo nomeou Tuaha Chabane Mote para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), em substituição de  Américo Muchanga, actual titular da pasta. A decisão foi anunciada esta terça-feira, pelo porta-voz do Conselho de Ministros Filimão Suaze, na sequência da realização da trigésima primeira sessão ordinária do órgão.

Durante o habitual breafing a jornalistas, Filimão Suazi fez saber ainda que foi decidida a nomeação de Chinguane Sebastião Marcos Mabote para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários-INATRO e de Tánia Vuyeya Sitoe, para o Cargo de Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Medicamentos.

Vinte dias depois da aprovação de novos salários mínimos, o Executivo decidiu mexer nos salários dos membros da Polícia da República, Forças Armadas, Serviço Nacional de Migração e Serviço Nacional Penitenciário, tendo apreciado e aprovado os decretos que:

“…altera o valor do índice 100 da Tabela Salarial dos membros da Polícia de Moçambique (PRM); altera o valor do índice 100 da Tabela Salarial dos membros das Forças Armadas de Moçambique (FADM); altera o valor do índice 100 da Tabela Salarial dos membros do serviço Nacional de Migração (SENAMI); altera o valor do índice 100 da Tabela Salarial dos membros do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP)”, esclareceu Filimão Suaze.

Ainda na sessão desta terça-feira, o Conselho de Ministros apreciou as informações relativas ao plano de reconstrução de Cabo Delgado, nas zonas afectadas pelo terrorismo e os mecanismos da sua implementação, balanço e perpectivas da aplicação das medidas de contenção da COVID-19 e da preparação da participação de Moçambique na Expo-Dubai 2020, a acontecer de 30 de Setembro de 2021 a 31 de Março de 2022.

Refira-se que a participação de Moçambique neste evento está prevista para o dia 7 de Fevereiro de 2022, com exposição da arte performativa em alta.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.