A Black Bulls e o Ferroviário da Beira informaram à Confederação Africana de Futebol que vão acolher jogos das Afrotaças no Estádio Nacional do Zimpeto. “Touros” e “locomotivas” de Chiveve serão os representantes moçambicanos na Liga dos Campeões Africanos e na Taça da CAF, respectivamente.

As Afrotaças para a edição 2022/23 estão à porta. Os representantes moçambicanos na Liga dos Campeões e na Taça da Confederação, também conhecida por Taça CAF ou Taça Nelson Mandela, são a Black Bulls e o Ferroviário da Beira.

A campeã nacional, Black Bulls, e o vice-campeão nacional, Ferroviário da Beira, da edição 2021 do Moçambola, já definiram o local que vão utilizar para acolher os seus jogos.

Trata-se do Estádio Nacional do Zimpeto, o maior palco futebolístico do país construído após a independência, que será a casa dos “touros” e “locomotivas” de Chiveve.

O local de jogos foi endossado nos expedientes dos processos de licenciamento, condição indispensável para a participação nas Afrotaças, de acordo com as exigências da CAF, comunicadas na Circular 04/2022, do passado dia 2 de Junho.

Os expedientes dos dois clubes foram enviados à Federação Moçambicana de Futebol, que, por sua vez, os fez chegar ao organismo que gere o futebol africano, para confirmar a pretensão de acolherem os jogos no Estádio Nacional do Zimpeto.

Os campos das duas colectividades, nomeadamente, o Complexo Desportivo de Tchumene e o “Caldeirão” de Chiveve, ainda não reúnem condições para acolher jogos internacionais.

O campo principal da Black Bulls ainda está em construção, com os últimos retoques nas bancadas e na sua cobertura, bem como nos acessórios adjacentes ao relvado. Os “touros” usam o campo 2 para os jogos do Moçambola, enquanto não for concluído o campo principal.

Já a infra-estrutura do Ferroviário da Beira continua a não estar em condições desde que sofreu danos com a passagem do ciclone Idai, que devastou a capital de Sofala e os distritos circunvizinhos, bem como as províncias de Tete, Manica e Zambézia.

Assim, Black Bulls e Ferroviário da Beira vão acolher os seus jogos das Afrotaças no Estádio Nacional do Zimpeto. O local foi alvo de inspecção esta quinta-feira e poderá estar apto para acolher jogos internacionais, a começar pelos jogos da selecção nacional, a 23 de Julho, diante da Zâmbia, para as eliminatórias do CHAN 2023.

A edição 2022/23 das Afrotaças inicia-se a 9 de Setembro, com a disputa da primeira mão da primeira eliminatória, e a final marcada para 2 de Junho de 2023.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published.