Published On: Thu, Jul 2nd, 2020

Todos os bairros da cidade de Nampula estão afectados pelo novo coronavírus – revela o Inquérito Sero-epidemiológico

Todos os bairros da cidade de Nampula, capital da província com mesmo nome, estão afectadas pelo novo coronavírus. A informação é revelada pelo Inquérito Sero-epidemiológico, publicado esta quarta-feira. O documento fala da existência de uma heterogeneidade entre os bairros, sendo que os bairros de Natikire (12%) e Namutequeliua (11%) são os que têm maior número de casos.

 

O documento revela ainda que todas as faixas etárias, na cidade de Nampula, estão afectadas, sendo que os adolescentes, jovens e adultos são os mais afectados. Os grupos profissionais (todos) são também afectados, sendo que os vendedores de mercados estão mais expostos.

 

Refira-se que o primeiro caso de Covid-19, naquele ponto do país, foi detectado no passado dia 24 de Maio, sendo que no dia seguinte (25) foi anunciado o primeiro óbito devido à doença, registado cinco dias antes do seu anúncio. Já no dia 6 de Junho, o Ministro da Saúde declarou a cidade como estando em fase de transmissão comunitária, o que levou à realização do Inquérito Sero-epidemiológico.

 

“Foram testadas um total de 6.272 amostras, sendo 4.015 masculinos e 2.257 femininos. Os vendedores dos mercados ocupam maior número de seropositividade, que é de 1.493, ocupando 10% dos casos; dos 15 aos 34 anos ocupam 6%; os técnicos de laboratórios é que são mais afectados com 13% e, na área dos transportes, os táxis-carro é que ocupam mais casos”, detalha a fonte.

 

Segundo o Ministro da Saúde, Armindo Thiago, os resultados, embora preliminares, são de extrema importância para se intensificar as acções de controlo, direccionado aos locais e aos grupos mais expostos com vista a assegurar a focalização e eficiência nas intervenções.

 

Tiago explicou ainda que, com base nos resultados, as autoridades estão levando a cabo algumas acções, sendo que a primeira é a intensificação do processo de reorganização e funcionamento dos mercados, de higienização e desinfeção, direccionados aos agregados familiares, sobretudo, os que têm casos positivos de Covid-19; acelerar os planos de melhoria do processo de abastecimento de água. Nesta quinta-feira, também será iniciada a testagem prática a nível molecular. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a comment

XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Compre e Venda

Vendas Online