SyrahResources min

A empresa explora grafite em Balama, província de Cabo Delgado, e diz que está a trabalhar com os grevistas para a retoma das actividades o mais breve possível. Num comunicado emitido no sábado, com assinatura do Director Administrativo da Syrah Resources Ltd, Shaun Verner, a empresa assegura que está engajada de forma construtiva a resolver os assuntos pendentes.

 

Os trabalhadores da empresa Company Level Agreement, subcontratada pela Syrah Resources Ltd, paralisaram as actividades no dia 20 de Setembro, exigindo melhores salários, entre outras condições. Nos princípios de Setembro, os trabalhadores tinham igualmente paralisado os trabalhos, mas depois de uma negociação, a greve cessou e a massa laboral retomou as actividades.

 

Em Ancuabe, os trabalhadores também paralisaram actividades na empresa de grafite

 

Pouco mais de 100 trabalhadores da empresa GK Ancuabe Graphite Mine, que explora grafite no distrito de Ancuabe, em Cabo Delgado, estão em greve desde há duas semanas, reivindicando o aumento do salário e de meios de transporte, mas o patronato ignora a exigência.

 

As fontes contaram à “Carta” que os trabalhadores daquela subsidiária da empresa alemã Graphite Kropfmuehl GmbH pedem o aumento salarial para pelo menos 15 mil meticais contra os actuais nove mil, para responder ao crescente custo de vida no país.

 

A Comissão de Mediação de Conflitos Laborais tentou sem sucesso juntar as duas partes, alegadamente devido à falta de vontade da direcção. Segundo as fontes, na sexta-feira passada, os trabalhadores também impediram que os motoristas, que eram os únicos que não aderiram à greve, movimentassem as viaturas do parque de estacionamento da empresa para outros locais, chegando a pôr barricadas na estrada.

 

Entretanto, a Polícia da República de Moçambique foi chamada a intervir, tendo depois removido as barricadas na estrada que dá acesso à empresa. 

 

Uma funcionária do sector dos Recursos Humanos, contactada pela “Carta”, disse que não estava autorizada a comentar sobre o assunto. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *