Pequenos agricultores poderão escoar a produção com mais facilidade devido a reconstrução de estradas

Cerca de 260 quilómetros de estradas terciárias serão reconstruídas a partir de Junho no âmbito do projecto Sustenta, lançado em Fevereiro pelo Governo, coordenado pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e financiado pelo Banco Mundial.
Serão investidos 2 milhões de dólares, valor que será gerido pela Administração Nacional de Estradas (ANE).

O concurso público para seleccionar a empresa que vai intervencionar as estradas será lançado dentro de dois meses.
O dinheiro para operacionalizar o projecto já está disponível. Nesta segunda-feira foi assinado um memorando de entendimento entre a ANE, tutelada pelo Ministério das Obras Públicas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), instituição tutelada pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, com vista ao início dos trabalhos.


As estradas localizadas em distritos das províncias de Nampula e Zambézia já foram identificadas. Os trabalhos consistirão em criar condições para que estas não se destroem sempre que chove. O principal objectivo é permitir que os pequenos agricultores comerciais e não só passem a escoar a produção com mais facilidade e consequentemente melhorem os seus rendimentos.
Nesta primeira fase, o projecto será implementado em 10 distritos, entre eles, Rapale, Lalaua em Nampula e Mocuba, Gurué, Alto Molocué e Gilé, na Zambézia, durante cinco anos.

 


Fonte: O Pais -Economia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *