Han Kang é a primeira autora sul-coreana a ser agraciada com o Prémio Nobel de Literatura. A poetisa foi distinguida pela Academia Sueca esta quinta-feira.
A vida de Han Kang começou a mudar quando, em 2016, venceu o Man Booker International Prize, graças ao livro A Vegetariana, o que a levou ao reconhecimento global.
Junto à sua escrita, a autora também se dedicou à arte e à música, o que se reflecte em toda a sua produção literária.
Perante uma sala recheada de jornalistas, esta quinta-feira, a Academia Sueca justificou a preferência por Han Kang enaltecendo a sua prosa poética intensa, que confronta traumas e expõe a fragilidade da vida humana.
Para a Academia Sueca, a obra de Han Kang é essencialmente caracterizada por uma dupla exposição da dor, uma correspondência entre o tormento mental e o físico com ligações estreitas ao pensamento oriental.
Han Kang é a décima oitava mulher a receber o Nobel da Literatura, e sucede ao norueguês Jon Fosse , que venceu em 2023.
O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca, a autores que fazem notáveis contribuições na arte literária. No total, já venceram o prémio cento e vinte e uma individualidades.
Fonte:O País