Em publicação recente intitulada Mercados Africanos Revelados, o Standard Bank melhora as suas perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,8% para 3,1% em 2022, mercê de melhorias de segurança no norte do país e possível retoma de apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Orçamento do Estado.

 

“Agora elevamos a nossa previsão de crescimento para 3,1% para 2022 e 3,4% para 2023, a partir de 2,8% e 3,2% respectivamente, devido às melhorias de segurança em Cabo Delgado, o progresso do investimento em gás natural e um aumento do apoio externo com a retoma das negociações entre o Governo e o FMI para um programa de crédito alargado (ECF)”, lê-se no documento.

 

A fonte lembra que uma declaração de fim de missão da Consulta do FMI, emitida em 21 de Dezembro, indica que as negociações para um programa apoiado por uma ECF deve começar no final de Janeiro, quase um ano após as negociações serem suspensas (provavelmente devido à incerteza em torno do impacto fiscal da insegurança em Cabo Delgado).

 

O FMI suspendeu o apoio directo ao Orçamento nacional em Abril de 2016, após a revelação de empréstimos ilegais de mais de 2,2 biliões de USD, que empurraram a dívida soberana para mais de 100% do PIB. Todavia, o Standard Bank acredita que o julgamento em curso sobre estes empréstimos ilegais, que começou a 21 de Agosto, pode ajudar a melhorar a prestação de contas. 

 

Num outro desenvolvimento, a nossa fonte lembra que a recuperação económica tem sido lenta, mas ampla, apoiada por efeitos de base, nomeadamente agricultura e mineração resilientes, pelo que, em relação ao passado, a instituição estima ter-se registado um crescimento do PIB na ordem de 2,2%, a partir de uma contração de 1,2% em 2020.

 

“A Agricultura beneficiou-se da melhor estação chuvosa e investimento no projecto Sustenta. A mineração beneficiou-se de um forte crescimento na produção de carvão de mais de 8%, para 12,3 MTPA, suportada pela mina de carvão de Moatize. Ambos os sectores devem estender seus fortes desempenhos em 2022. No entanto, a pandemia da Covid-19, os desafios de segurança persistentes e as mudanças climáticas ainda representam riscos relevantes para as perspectivas”, relata o documento.

 

O Standard Bank perspectiva que a chegada, na Área 4 da Bacia do Rovuma, da plataforma flutuante de Gás Natural Liquefeito (GNL), Coral Sul, num projecto de 7 biliões de USD, e cuja produção começa a partir de meados de 2022, deverá impulsionar as exportações, mas com efeitos colaterais limitados, sendo um projecto em mar (ou offshore).

 

A instituição perspectiva ainda que o projecto de GNL da Área 1 de 20 biliões de USD possa retomar a construção dos dois trens terrestres de GNL, possivelmente durante a segunda metade de 2022, facto que irá aumentar o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Moçambique.

 

“Nosso cenário optimista vê maiores taxas de crescimento para 2022 e 2023, 4,6% e 5,5% respectivamente, apoiados por IDE, principalmente relacionado com o GNL. (Evaristo Chilingue)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *