AS negociações sobre o reajuste do salário mínimo, suspensas devido ao impacto da Covid-19, deverão retomar, em comissão consultiva, entre este mês e Junho do presente ano.

A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, fez esta afirmação no sábado, na cidade de Nampula, numa cerimónia que assinaloua celebração do 1.ode Maio, Dia Internacional do Trabalhador. Afirmou que neste momento o importante é manter os trabalhadores nos seus postos, uma vez que muitas empresas optaram por despedimentos devido àpandemia.

“Muitas empresas despediram os trabalhadores alegando que não estão em condições de continuar com eles devido àfalta de condições para tal”, disse Talapa.

A fonte fez saber que em todo país 2245 empresas remeteram cartas ao Ministério do Trabalho e Segurança Socialpara suspender actividadesou encerrar as portas.

“Mas neste momento temos duas mil cento e quarenta empresas que já retomaram as suas actividades e um remanescente de cerca de cem empresas que ainda não o fizeram. Temos a situação actual de Cabo Delgado,em Afungi,em que cinco empresas subcontratadas fecharam as portas”, disse Talapa.   

Lembrou que no ano passado, nas negociações para o reajuste do salário, a principal preocupação era amanutenção dos postos de emprego dos moçambicanos.

A decisão sobre as negociações do salário, conforme avançou a titular da pasta do Trabalho e Segurança Social,não depende somente do Governo,mas sim de uma comissão tripartida que engloba também os empregadores e trabalhadores, em que o Executivo desempenha a figura de “árbitro”.

“Nessa altura,já tínhamos um certo número de empresas que já estavam a encerrar as portas, um grupo de empresas já estava a suspender os trabalhadores e estes que suspendiam tinham de fazer negociações para pagamento parcial dos salários. Oque nos preocupava na altura era que não houvesse muito desemprego”,disse Talapa.

Margarida Talapa precisou que até finais de Dezembro do ano passado tinham perdido emprego 57 mil trabalhadores em todo o país, dos quais mais de 50 mil retomaram este ano.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.