Sete embaixadores juntam-se à equipa de trabalho para a paz

8e1d2a162d3be7dd106b66f3c3180223

Equipa vai prestar assistência financeira e técnica coordenada

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou, ontem, a equipa internacional que vai assessorar o diálogo político para o restabelecimento da paz efectiva no país.

Depois de contactos e convites feitos pelo Chefe de Estado junto da comunidade internacional, esta decidiu indigitar as respectivas delegações diplomáticas, seguindo um rumo diferente do anterior, em que teve de deslocar representantes para o país.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido no final da tarde de ontem, são sete diplomatas residentes no país que vão dar a sua contribuição para a paz. “Integram o grupo de contacto sete personalidades, designadamente, o embaixador da Federação Suíça (presidente do grupo), embaixador dos Estados Unidos da América (co-presidente), embaixador da República Popular da China, embaixador do Reino da Noruega, alto-comissário da República do Botswana, alta comissária do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e o chefe da missão da União Europeia em Moçambique”, indica um comunicado de imprensa da Presidência da República.

Segundo a nota, esta equipa “vai prestar assistência financeira e técnica coordenada, bem como realizar outras tarefas indicadas nos seus termos de referência”.

O grupo de contacto vai juntar-se à equipa já constituída, composta por figuras indicadas pelo Presidente da República e o pelo líder da Renamo, que vão tratar das matérias da descentralização e assuntos militares, no quadro do diálogo político. A equipa de especialistas nacionais, constituída no passado dia 6 de Fevereiro, recorde-se, é constituída pelos académicos Albano Macie e Eduardo Alexandre Chiziane, os políticos Saimone Muhambi Macuiane e Maria Joaquina, para assuntos da descentralização, enquanto as matérias sobre assuntos militares estão entregues aos embaixadores Armando Alexandre Panguene, Ismael Mussa Mangueira e mais duas figuras políticas, nomeadamente, André Joaquim Magibire e Leovigildo Buanancasso.

Segundo a Presidência da República, as equipas começam a trabalhar ainda esta semana.

 


Fonte: O Pais -Politica

Leave a Reply

Your email address will not be published.