Seis mil pessoas submetidas a inquérito para apurar exposição à COVID-19 na Beira

O Instituto Nacional de Saúde lançou hoje, na cidade da Beira, em Sofala, o inquérito sero-epidemiológico sobre a COVID-19, para apurar a exposição ou não de diferentes grupos ao novo Coronavírus.   

Durante 12 dias, o Instituto Nacional de Saúde vai abranger mais de seis mil pessoas, entre elas os profissionais da saúde, agregados familiares, transportadores públicos e privados, camionistas de longo curso, membros das Forças de Defesa e Segurança e vendedores formais e informais.

De acordo com João Manuel, delegado do Instituto Nacional de Saúde em Sofala, o inquérito consiste na realização de testes sero-epidemiológicos rápidos para a COVID-19. O teste não detecta a presença do novo Coronavírus no momento da sua realização, contudo, indica se o indivíduo esteve ou não exposto ao vírus que já infectou 7.114 pessoas, das quais 209 em Sofala. A mesma doença matou 45 pacientes no país, sendo uma na província de Sofala.  

Os resultados do inquérito “serão utilizados para melhorar os planos multissectoriais  de controlo da COVID-19 e a intervenção para o combate da doença, evitando a ocorrência de transmissão comunitária na cidade da Beira”, explicou João Manuel.

O inquérito em referência assemelha-se ao realizado nas outras cidades do país e visa identificar as áreas de maior transmissão do novo Coronavírus, grupos profissionais mais afectados, para além de mapear as zonas geográficas mais atingidas pela doença.

 

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *