As tropas ruandesas, que chegaram a Cabo Delgado na sexta-feira passada, já tiveram confronto directo com os insurgentes, segundo fontes de segurança em Moçambique. As fontes disseram, na terça-feira, que os soldados da Força de Defesa de Ruanda (RDF) partiram cedo de Afungi  – onde fizeram base no acampamento da Total – para patrulha uma floresta próxima de Palma e  encontraram os insurgentes na vila de Quionga. “Enquanto os insurgentes recuavam em direção à fronteira com a Tanzânia, um total de 30 foram supostamente mortos pelos homens do Ruanda. No final da tarde, as RDF ainda patrulhavam as áreas florestais ao redor de Afungi”, disse o analista militar.

 

Ele também relatou vários ataques dos insurgentes a civis no distrito de Muidumbe, a sudoeste, incluindo as aldeias de Nampanha e Mandava, na segunda-feira. E na terça-feira, as forças de segurança moçambicanas resgataram, ileso, o piloto de uma aeronave ligeira que foi obrigada a pousar na praia a sul da cidade costeira de Mocímboa da Praia, ocupada pelos rebeldes desde agosto de 2020.

 

A fonte disse que a aeronave, presumivelmente fretada por uma empresa privada que retirava equipamentos de Afungi, tinha perdido a hélice durante o voo sobre Mocímboa da Praia. O piloto conseguiu deslizar a aeronave ao sul da cidade antes de aterrar.

 

As forças governamentais tentaram erguer a aeronave, mas falharam e decidiram destruí-la. Não está claro o que a aeronave fazia sobre Mocímboa da Praia. Há algumas especulações de que poderia estar fazendo reconhecimento fotográfico.

 

A fonte disse que na madrugada de terça-feira uma patrulha do governo de Moçambique lançou um ataque aos rebeldes na aldeia de Saba Saba, na fronteira entre os distritos de Mocímboa da Praia e Muidumbe. E no meio desta terça-feira, as forças do governo também lançaram um ataque mecanizado contra os insurgentes na aldeia Mitope em Mocímboa da Praia. Algumas forças ruandesas foram implantadas na cidade de Nangade, no distrito de Nangade, a oeste de Palma.(DM)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.