roque minO XII Congresso da Frelimo continua a produzir consensos na gestão dos órgãos centrais do partido. Depois da recondução de Filipe Nyusi, os congressistas reconduziram Roque Silva Samuel para mais um mandato na liderança do partido no poder.

 

Roque Silva foi eleito hoje durante a I Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo, o órgão mais importante do partido no poder no intervalo entre os congressos. No entanto, o Presidente da Frelimo não anunciou o número de votos obtidos pelo campeão da repressão eleitoral, na província de Gaza.

 

O novo Secretário-Geral da Frelimo era candidato único à sua própria sucessão. Com a reeleição de Roque Silva, o XII Congresso da Frelimo mostrou-se um evento de consensos, num momento em que se aventa a possibilidade de Nyusi concorrer para o terceiro mandato na Presidência da República.

 

Os consensos verificarem-se, primeiro, na reeleição dos primeiros secretários provinciais, durante as conferências provinciais, na reeleição do presidente do partido e na reeleição do Secretário-Geral.

 

O único “dissenso” verificou-se apenas na eleição do novo Secretário do Comité de Verificação do Comité Central, onde a Frelimo preteriu dos serviços de Raimundo Diomba, tendo escolhido Ana Comoane, Ministra da Administração Estatal e Função Pública, para ocupar o cargo.

 

No entanto, contra todas as expectativas, o novo Comité Central ainda não elegeu os membros do Secretariado do Comité Central e nem os membros do Comité de Verificação do Comité Central. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *