A CAPTURA do caranguejo de mangal, cuja veda tinha sido decretada em Outubro de 2020, foi retomada no dia 1 deste mês, em toda a costa moçambicana. Trata-se de uma medida de gestão que tem em vista a recuperação, manutenção e garantia de uma exploração sustentável deste recurso pesqueiro.

Durante este período, segundo indica o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), estava interdita a aquisição, transporte, processamento ou venda de novos lotes de caranguejo de mangal.

Em relação ao camarão de superfície, também abrangido por esta medida, o seu período de veda iniciou a 1 de Novembro de 2020 e vai até 31 de Março deste ano.

Médicos capacitados em técnicas de cirurgia

VINTE e seis profissionais de saúde foram recentemente capacitados em técnicas básicas de cirurgia. A formação, direcionada a médicos do segundo, terceiro e quarto anos do curso de pós-graduação em medicina geral, foi promovida pelo Hospital Central de Maputo (HCM), em parceria com o Colégio de Cirurgiões da África Oriental, Central e Austral (COSECSA).

A mesma tinha como objectivo dotar os participantes de conhecimentos científicos e técnicos, com vista à melhoria dos procedimentos cirúrgicos, garantindo,deste modo, maior qualidade assistencial ao paciente.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published.