O MINISTRO dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, disse ontem acreditar que se a mudança política no Zimbabwe influenciar as relações entre os dois países, será no melhor sentido.

Balói falava a jornalistas à margem da conferência internacional sobre conhecimento, que decorre na capital do país. Questionado sobre o impacto da resignação do Presidente Robert Mugabe na cooperação entre Moçambique e Zimbabwe, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros disse que, a influenciar, será no melhor sentido, porque se os zimbabweanos tomaram a medida que tomaram é porque acharam que deviam dar um novo impulso ao ritmo de desenvolvimento e crescimento do seu país.

“Os zimbabweanos escreveram a sua própria história. Depararam-se com um problema, resolveram entre eles, parecem satisfeitos com a solução, e isso é o que interessa”, afirmou o chefe da diplomacia moçambicana, acrescentando que países irmãos não se dividem por nada nesse mundo.

Oldemiro Balói disse que Moçambique acompanhou desde o primeiro momento a intervenção militar no Zimbabwe, mas sem comentários públicos, justificando que nestas situações a descrição é importante.

Mugabe demitiu-se terça-feira ao fim de 37 anos no poder, na sequência do levantamento dos militares semana passada, depois de ter destituído o vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, agora escolhido para dirigir a ZANU-FP e os destinos do Zimbabwe até às eleições de 2018.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/73622-relacoes-zimbabwe-mocambique-mudancas-serao-para-o-melhor.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *