Published On: Mon, Mar 30th, 2020

Reforçada capacidade de diagnóstico da Covid-19

Vinte mil unidades de testes do novo coronavírus foram entregues esta quinta-feira ao Ministério da Saúde, para reforçar a capacidade de diagnóstico da doença nos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde (INS).

Os meios são uma doação da Fundação Jack Ma, da China, que também disponibilizou 100 mil máscaras e igual número de kits de protecção individual para os profissionais de saúde.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública, os meios de diagnóstico estão dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e serão redistribuídos por várias unidades sanitárias do país.

“Estamos a criar condições para testar o novo coronavírus em todo o país e tornar o Serviço Nacional de Saúde ainda mais abrangente. À posterior, as amostras são analisadas no Instituto Nacional de Saúde (INS), tendo em conta as particularidades da tecnologia empregue no diagnóstico”, disse Rosa Marlene.

No habitual briefing de actualização da situação da Covid-19, Rosa Marlene referiu que nos 43 testes feitos nas últimas 24 horas não foi detectado nenhum caso positivo de coronavírus.

Contudo, as autoridades da Saúde estão a fazer o acompanhamento de 96 pessoas, todas da cidade de Maputo, que tiveram contacto com os sete infectados registados até quinta-feira. Deste número, seis casos são importados e um resulta de transmissão local.

A incidência do coronavírus no país e no mundo continua a exigir esforços para a contenção da pandemia. Até quinta-feira tinham sido confirmados 436 mil casos no globo, dos quais 49.200 nas últimas 24 horas, com um saldo cumulativo de 20.384 mortos.

No continente africano foram registados 83 mortos e 254 recuperados num universo de 3.243 casos confirmados até às 09 horas de ontem. O Ministério da Saúde reitera os apelos à prevenção, de modo a conter o avanço da Covid-19.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a comment

    XHTML: You can use these html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Compre e Venda

    Vendas Online