A VISITA que a esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, efectuou semana passada à província de Sofala serviu para reanimar iniciativas de carácter social, bem como aglutinar os esforços dos diferentes actores que trabalham e apoiam acções de protecção da mulher e da rapariga. 

Durante os quatro dias de trabalho aos distritos de Caia, Gorongosa e cidade da Beira, Isaura Nyusi interagiu com todos os extractos sociais e parceiros de cooperação, tendo apontando, durante o balanço da visita, que o maior ganho é o comprometimento manifestado por estes em continuar a apoiar as iniciativas do Gabinete da Primeira-Dama.

Numa altura em que o fenómeno dos casamentos prematuros tem como consequência o abandono da escola por parte das raparigas e o desenvolvimento de doenças como o cancro do colo do útero e da mama, torna-se fundamental o envolvimento das lideranças locais e religiosas para a consciencialização da população sobre o combate a estes males.

Em todos os locais por onde passou, a esposa do Presidente da República alertou para a tomada de consciência de que a eliminação destes flagelos, que atrasam o desenvolvimento e a erradicação das doenças que afectam as mulheres e raparigas é de responsabilidade colectiva e requer acções concertadas, a todos os níveis.

Enalteceu o papel dos parceiros de cooperação e empresários no apoio às instituições do Estado a nível local, providenciando assistência técnica e disponibilizando recursos financeiros, materiais e infra-estruturas.

Isaura Nyusi destacou, também, o envolvimento das lideranças religiosas e locais no fortalecimento das capacidades das comunidades, com vista a promover a participação e empoderamento dos cidadãos, sobretudo das mulheres e raparigas.

Disse ser necessário continuar a redobrar esforços, nas várias frentes de luta contra estes grandes problemas sociais, para o desenvolvimento local de todos os distrito da província de Sofala e do país.

A educação desempenha um papel preponderante no fortalecimento das capacidades intelectuais e para enfrentar os desafios impostos pelas práticas costumeiras que podem comprometer o crescimento e o futuro das raparigas nas comunidades.

Com o objectivo de verificar o andamento do projecto de construção de uma escola técnica, da iniciativa do seu gabinete, Isaura Nyusi fez uma curta paragem, no distrito de Muanza, tendo ficado impressionada com as obras já finalizadas.

Conversou com as crianças que aguardam com enorme expectativa a inauguração desta importante instituição de ensino que irá proporcionar formação em diferentes áreas do saber e absorver jovens dos distritos circunvizinhos, o que irá contribuir para o desenvolvimento local, tendo prometido trabalhar, com parceiros, na mobilização de financiamento para a aquisição de equipamento para o seu apetrechamento.

Já no distrito de Caia, a Primeira-dama certificou a maternidade do hospital local como modelo no atendimento das parturientes provenientes de diferentes pontos da província e não só, constituindo-se num dos grandes momentos da sua visita à Sofala. A comunidade local comprometeu-se a fazer de tudo para valorizar este empreendimento.

Foi enaltecida a coordenação existente entre as autoridades hospitalares e as lideranças locais na consciencialização da população sobre a importância de adesão aos partos institucionais, com ajuda das parteiras comunitárias. As parteiras ajudam as gestantes sobre os cuidados a observar e sensibilizam-nas sobre a importância de fazer o controlo da gravidez e parto no hospital, ao mesmo tempo que aconselham as raparigas para não engravidarem antes dos 18 anos.

Ainda em Caia, a esposa do Presidente da República ofereceu cadeiras de rodas e canadianas a pessoas com deficiência, devolvendo-lhes a confiança e a possibilidade de se locomoverem, com facilidade, e prosseguirem as suas vidas com normalidade. Os beneficiários agradeceram ao gesto da Primeira-dama e disseram que desta forma já podem, por exemplo, se deslocar às suas machambas e à escola, entre outras actividades.

Depois de Caia, Isaura Nyusi escalou Gorongosa, onde encorajou o estabelecimento dos clubes da rapariga, numa iniciativa levada a cabo pelo Parque Nacional da Gorongosa. Destacou o papel transversal da actividade desempenhada pelos mentores e envolvidos nesta acção.

Trata-se de um projecto que envolve algumas comunidades localizadas à volta da zona tampão do Parque, que conta com a participação dos líderes comunitários, estudantes de escolas locais e pais e encarregados de educação, visando influenciar na mudança do cenário em que as raparigas continuam a engravidar antes dos 18 anos.

Na ocasião, a administração do Parque informou que a intenção é promover a capacitação de raparigas, adolescentes e mulheres jovens para proteger a sua saúde e bem-estar, remover as barreiras sociais e estruturais por falta de educação básica, combater a discriminação e a violência baseada no género que as deixam vulneráveis. CA//

VIH/SIDA

Das 93 escolas primárias existentes na zona de desenvolvimento humano do Parque Nacional da Gorongosa, totalizando 42.685 estudantes, dos quais 18.557 são do sexo feminino, 17 já possuem igual número de clubes da rapariga, havendo intenção de incrementar o âmbito de actuação do programa para todos os estabelecimentos de ensino.

 Aqui, as adolescentes podem concentrar-se na leitura, no estudo de ciências naturais, nas visitas de estudo no interior do Parque e participam em actividades recreativas, aprendem sobre segurança pessoal, saúde, nutrição e planeamento familiar. Aprendem, igualmente, sobre a conservação da natureza e liderança, servindo de sensibilizadoras de outras crianças para não abandonarem a escola e evitarem os casamentos prematuros e gravidezes precoces.

Na cidade da Beira, a esposa do Presidente da República reuniu-se com empresários, de quem obteve a garantia de total apoio aos programas sociais do Gabinete da Primeira-Dama, mesmo reconhecendo que a situação financeira das suas empresas não está saudável, por conta da conjuntura económica do país.

Ainda na capital provincial de Sofala, Isaura Nyusi procedeu à abertura da conferência nacional sobre o acesso à justiça e ao Direito em Moçambique, organizada pelo Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ).

ISAIAS MUTHIMBA

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70896-realizada-a-provincia-de-sofala-visita-da-primeira-dama-estimula-programas-sociais.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *