coisa linda min

De Janeiro a Junho deste ano, 18 pessoas perderam a vida, em consequência da raiva e 10.054 sofreram mordedura canina. Os dados foram partilhados esta terça-feira, pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Raiva, que se assinala a 27 de Setembro.

 

De acordo com o MADER, em 2021 foram registados 23 mortos e mais de 23 mil casos de mordedura canina. Por causa da situação, as autoridades veterinárias estão a levar a cabo mecanismos de controlo da raiva através da vacinação dos animais como cães e gatos.

 

“Em Moçambique, a raiva é considerada uma doença endémica e é uma das zoonoses prioritárias, estando neste momento inserida no Plano Nacional para o Controlo de Zoonoses”, refere o comunicado partilhado pelo MADER.

 

Mais adiante, o documento refere que no primeiro semestre foram vacinados apenas 105.396 cães e gatos dos mais de 450 mil previstos até ao fim do ano e espera-se a intensificação da campanha de imunização nos próximos dias.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 200 mil pessoas já morreram em todo o mundo vítimas da raiva.

 

Lembrar que a raiva é uma doença mortífera provocada por um vírus que atinge quase todos os mamíferos e afecta o sistema nervoso e é transmitida pela mordedura. É caracterizada por uma paralisia da laringe, faringe e músculos da mastigação, seguida de uma depressão, coma e morte por paralisia respiratória na sua fase aguda. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *