O Conselho de Administração da Rádio Moçambique enaltece a resiliência da empresa, por ter sido capaz de se reinventar no seio dos desafios enfrentados ao longo dos 49 anos de existência.
Numa nota por ocasião da passagem, hoje, do quadragésimo-nono aniversário da empresa, o Conselho de Administração refere que a data traz à memória uma longa estrada percorrida entre o asfalto e rochas, testemunhando momentos cruciais do país.
Na mesma nota, o Conselho de Administração da Rádio Moçambique alerta os trabalhadores sobre a relevância da empresa na consolidação da democracia e reitera o apelo de rigor, aos trabalhadores, sobretudo nesta fase de cobertura do processo eleitoral em curso no país.
História
Criada a 2 de Outubro de 1975, através do Decreto-Lei nº 16/75, como organismo do Estado e ao abrigo do Decreto nº 18/94, de 16 de Junho, a Rádio Moçambique viria a ser transformada em empresa pública.
A RM foi criada pouco mais de três meses após a proclamação da Independência Nacional, com um mandato claro de contribuir no projecto de construção do Moçambique novo, educando, informando o povo e valorizando a cultura, a história, as tradições e os valores que representam e dignificam Moçambique e os moçambicanos.
A sigla da Rádio Moçambique (RM) é a mesma da República de Moçambique e de “do Rovuma ao Maputo”, os dois rios que delimitam o país, a norte e a sul.
A Rádio Moçambique – E. P. tem a sua Sede na cidade de Maputo, num emblemático edifício construído em 1931, e Emissores Provinciais em todas as capitais provinciais.
São órgãos da Empresa o Conselho de Administração, a Direcção Executiva e o Conselho Fiscal.
A RM transmite as suas emissões em português, inglês e em 19 línguas moçambicanas de origem Bantu.
Para além da Antena Nacional, da Rádio Cidade (em Maputo e Beira), do RM Desporto e do Maputo Corridor Radio (que difunde em língua inglesa), a estação pública de radiodifusão conta com dez Emissores Provinciais.
A Antena Nacional tem um perfil generalista, de vários assuntos e conteúdos – informação, formação, promoção e divulgação da história e da cultura moçambicanas; educação para os valores morais e sociais, abordados de maneira diferenciada e criativa, tendo em conta um auditório multifacetado. A música moçambicana está em destaque sua programação.
As Rádios Cidade (em Maputo e Beira) são canais temáticos e autónomos, virados para o público jovem das cidades de Maputo, Matola e Beira. Abordam diversos temas e incorporam serviços noticiosos e programas informativos.
O canal RM Desporto foi criado em 2003, com o objectivo de cobrir as realizações desportivas nacionais e internacionais.
As emissões do Maputo Corridor Radio, em inglês, iniciaram a 2 de Outubro de 1999, providenciando notícias e informação geral sobre o país, particularmente no contexto da região da África Austral.
As informações versam uma gama de assuntos, desde a cobertura de alianças económicas e comerciais e de transportes da região, até ao serviço turístico da zona.
Os Emissores Provinciais têm uma programação variada em temas, usando maioritariamente as línguas moçambicanas. Os assuntos são tratados nos mais diversos formatos e estilos de programas.
Em termos de transmissão, a Rádio Moçambique – E. P. dispõe de uma rede de 11 emissores de Onda Média e mais de 60 emissores de FM (dados de finais de 2015), estando estes últimos instalados nas capitais provinciais e em sedes distritais e de postos administrativos.
As emissões da RM pode ser igualmente escutadas através da internet, no endereço www.rm.co.mz – 24 horas por dia.
A Rádio Moçambique – E. P. ostenta desde 3 de Junho de 2009 o selo Made in Mozambique. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online