Testagem de 69 amostras revela transmissão comunitária da covid-19 na Cidade de Nampula onde foram detectados 26 novos doentes, quatro deles crianças. Ainda esta quinta-feira (04) o novo coronavírus propagou-se pelas cidades de Maputo e Pemba, e novos focos foram diagnosticados nos distritos de Marracuene e Changara elevando para 352 o cumulativo de casos positivos em Moçambique. “Ontem estávamos entre os 30 países com a maior velocidade (de propagação), infelizmente hoje estamos entre os 28”, reconheceu o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior.

A Directora Nacional de Saúde Pública revelou que foram diagnosticados 36 novos casos positivos da covid-19 após a testagem de 493 amostras de casos suspeitos nas províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Gaza, Maputo e Cidade de Maputo.

Dos casos novos, maioritariamente detectados na vigilância sanitária e em isolamento domiciliar, 33 são moçambicanos e três estrangeiros, onze são assintomáticos e 25 apresentam-se com sintomatologia leve a moderada, de acordo com a Dra. Rosa Marlene.

Três infectados foram diagnosticados na Cidade de Maputo, duas do sexo feminino com idade superior a 15 anos e um do sexo masculino, com idade inferior a 15 anos.

Na Província de Maputo o cumulativo de positivos subiu para 24 com a detecção de dois novos pacientes no Distrito de Marracuene, um rapaz com idade inferior a 15 anos e um caso do sexo feminino, com idade superior a 15 anos.

Na Província de Tete passaram a existir cinco doentes com o diagnostico de um caso positivo numa mulher com idade superior a 15 anos no Distrito de Changara.

A Província de Cabo Delgado continua a ser o epicento da pandemia agora com um cumulativo de 150 casos positivo com a identificação de quatro novos pacientes na Cidade de Pemba, dois do sexo feminino com idade superior a 15 anos e dois do sexo masculino com idade superior a 15 anos.

Enfim chegaram novas amostras da Província de Nampula foram descobertos mais 26 casos positivos todos na Cidade de Nampula. Treze são indivíduos do sexo feminino, dos quais três crianças e dez com idade superior a 15 anos. Outros treze são do sexo masculino, uma criança e doze com idade superior a 15 anos.

Embora continue a negar que Moçambique esteja em transmissão comunitária, que tem como evidências o cada vez maior número de novas cadeias de transmissão de origem desconhecida e o diagnostico de muitas crianças, o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde admitiu que a propagação da covid-19 está a tomar velocidade.

“Ontem estávamos entre os 30 países com a maior velocidade (de propagação), infelizmente hoje estamos entre os 28 com a maior velocidade”, assinalou o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior que reconheceu ainda o aumento da taxa de positividade, “de domingo para ontem de 2,3 para 2,7, infelizmente hoje a taxa de positividade voltou novamente a subir e já estamos no 2,9 mostrando que a nossa epidemia já começou a tomar velocidade”.

@Verdade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *