O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, desafiou ontem os novos dirigentes do Estado a empenhar-se na busca de soluções adequadas para os problemas que afligem a população moçambicana e a juventude, em particular.

Filipe Nyusi falava depois de conferir posse à nova Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane, e ao governador da província de Cabo Delegado, Júlio Parruque, nomeados em substituição de Alberto Nkutumula e Celmira da Silva, respectivamente.

Segundo o Chefe do Estado, o Ministério da Juventude e Desportos deve ser capaz de desenhar políticas e programas direccionados a todos os cidadãos e faixas etárias, fazendo do desporto um instrumento de consolidação da unidade nacional.

“Recomendo que em coordenação com outros sectores relevantes como Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Ensino Técnico-Profissional, Cultura, entre outros, analise as várias preocupações que afligem a juventude e desenhe as soluções mais adequadas”, afirmou Nyusi.

Sugeriu que para que este exercício seja mais realista possível é preciso incluir os jovens na reflexão e na busca de soluções para os respectivos problemas.

Exortou igualmente à ministra da Juventude e Desportos a desenvolver programas desportivos direccionados com todas as faixas etárias e classes sociais, visando alcançar-se uma nação saudável.

“É no desporto escolar que despontam os talentos que, mais tarde, emprestam o seu brilho ao desporto federado. O actual cenário vivido no desporto federado merece, de todos nós, uma reflexão profunda, que nos permita identificar os nós de estrangulamento que fazem com que parte das nossas selecções não atinja os lugares de pódio que outrora ocupamos nas competições internacionais”, disse o Chefe do Estado.

Ao governador de Cabo Delgado, Filipe Nyusi colocou o desafio de funcionar como um catalisador do desenvolvimento desta província, cujas qualidades de recursos naturais transformaram-na em destino de investimentos variados.

Segundo Nyusi, estes elementos exigem atenção redobrada do governador e sua equipa, para impedirem a ocorrência de fenómenos capazes de perigar a paz e estabilidade naquela região, afectando negativamente o curso do desenvolvimento.

“A multiplicidade de interesses que coabitam naquele espaço geográfico vai exigir de si uma permanente conciliação de interesses, quer dos investidores, quer da população local, como também dos vários grupos que têm interesses diferentes”, disse o presidente.

O Chefe do Estado apontou o arrojo, criatividade, mas também cautela, como alguns dos elementos de que se deve guiar para o alcance dos objectivos para os quais o novo governador foi nomeado.

“É imperioso que saiba tirar proveito da sua experiência anterior de governação para, de forma rápida e flexível, encontrar, sempre, a melhor solução com o envolvimento e participação dos nossos concidadãos, tendo, sempre, como horizonte os interesses nacionais e o amor à pátria”, recomendou Filipe Nyusi.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/73702-problemas-da-populacao-novos-dirigentes-devem-propor-solucoes-exactas.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *