O Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina, sobreviveu a uma tentativa de assassinato, graças à pronta intervenção das autoridades locais, informou, esta quinta-feira, uma agência noticiosa local.

Segundo informações avançadas pela Angop, vários estrangeiros e residentes de Madagáscar foram detidos pelas autoridades.

De acordo com uma fonte diplomática, citada pela agência noticiosa, dois cidadãos franceses estão entre os detidos “como parte de uma investigação, por minarem a segurança do Estado”. Os dois franceses respondem pelos nomes de Paul Rafanoharana, de dupla nacionalidade franco-malgaxe, e Philippe François.

Rafanoharana foi preso na sua casa, na terça-feira à noite, enquanto François foi detido no aeroporto de Ivato quando estava prestes a sair do país rumo à França.

“Vários cidadãos estrangeiros e malgaxes foram presos na terça-feira, 20 de Julho, como parte de uma investigação num ataque à segurança do Estado”, confirmou em comunicado a procuradora, Berthine Razafiarivoni.

Berthine Razafiarivoni disse, ainda, que “de acordo com provas materiais à nossa posse, estes indivíduos elaboraram um plano de eliminação e neutralização de diversas personalidades malgaxes, entre as quais, o Chefe de Estado”.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *