Gaza pode ter dois aeroportos nos próximos tempos
Faltavam 15 minutos para as 9 horas, quando o Presidente da República, Filipe Nyusi, chegou à cidade de Xai-Xai para uma visita de um dia. À sua espera, estava uma multidão que lhe foi receber. Depois da recepção calorosa com cânticos e danças, Filipe Nyusi saudou a multidão e explicou as razões da visita. Depois, foi conhecer o local onde deverá ser construído o aeroporto de Xai-Xai no recém-criado distrito de Chongoene, onde o Chefe de Estado recebeu explicações sobre o projecto.
Filipe Nyusi referiu-se, na sua intervenção, à possibilidade de serem construídos dois aeroportos na província de Gaza. Para o Presidente, as infra-estruturas aeroportuárias vão dinamizar o desenvolvimento da província, daí que considera importante que sejam construídos.
O Aeroporto de Xai-Xai vai custar 50 milhões de dólares e o Governo está neste momento a mobilizar esse valor junto de parceiros internacionais.
É uma área de 4 mil hectares que está reservada para a construção do aeroporto e que dista 40 quilómetros de Chibuto, onde existem areais pesadas, 14 quilómetros da praia de Chongoene, 50 km de Chidenguele e 200 do Parque Nacional de Limpopo. Por isso o Governo considera que o mesmo é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da província de Gaza, mas a sua construção vai decorrer em fases e à medida que se mostrar viável.